domingo, 28 de abril de 2024
Alckmin e Haddad defendem reforma tributária

Alckmin e Haddad defendem reforma tributária

Os dois principais ministros na área econômica do novo governo defendem a reforma tributária no Brasil.

4 de janeiro de 2023

Alckmin e Lula na posse: defesa pela simplificação do sistema tributário brasileiro

Os dois principais ministros na área econômica do novo governo defenderam, em suas posses, a necessidade de se promover a reforma tributária no Brasil. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, enfatizou nesta quarta-feira (4/1) que o sucesso do setor produtivo depende da simplificação do sistema tributário.

“O momento nos impõe trabalharmos incansavelmente pelo emprego e pela distribuição de renda, em apoio à indústria, ao comércio e ao setor de serviços”, disse Alckmin. Ele enfatizou que o sucesso do setor produtivo brasileiro exige a simplificação das regras do sistema tributário de forma a favorecer a competitividade nacional.

“O fortalecimento da nossa indústria passa, invariavelmente, pela redução do custo Brasil e pela melhoria do ambiente de negócios no país. Nesse contexto, a reforma tributária é fundamental”, afirmou. A sua posse foi realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por quase todo o primeiro escalão do novo governo.

De acordo com Alckmin, a indústria brasileira começou a perder espaço a partir dos anos 1980, quando respondia por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2021, por apenas 11,3%. Apesar disso, o setor responde por 69% de tudo que é investido em pesquisa e desenvolvimento e por cerca de um terço da arrecadação tributária. “A indústria brasileira precisa urgentemente retomar seu protagonismo, expandindo a participação no PIB”, frisou.

Haddad

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em sua posse que além de trabalhar para a recuperação das contas públicas do governo, será necessário combater a inflação e fazer com que o País volte a crescer. Segundo ele, o sistema tributário que está sendo planejado será mais eficiente, ao mesmo tempo que retirará “peso” das famílias de baixa renda. Além disso, buscará fomentar e aproveitar o potencial brasileiro de gerar novas energias: eólica, solar, hidrogênio e oceânica.

“Sinto-me muito confortável de estar com uma equipe integrada por Geraldo Alckmin, Simone Tebet (ministra do Planejamento) e Ester Dweck (de Gestão). Queremos agir colegiadamente e ouvir a sociedade”, enfatizou Haddad.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, também enalteceu a importância da reforma tributária na agenda econômica do novo governo. Disse, durante a posse do presidente Lula, que é a prioridade do Legislativo para 2023. Segundo ele, “o sistema de arrecadação brasileiro precisa com urgência ser desburocratizado e simplificado”.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Alckmin e Haddad defendem reforma tributária”

  1. O problema é que a reforma tributária que defendem, reconcentra renda, nas unidades mais ricas da federação (SP, MG, RJ, RS, PR e SC), pois defendem a mudança da tributação da origem (produção), para o destino (consumo). Goiás, perderia muito pois não poderia mais conceder benefícios fiscais.
    Nesse cenário deixaria de ser um espaço de atração e manutenção de investimentos.