domingo, 28 de abril de 2024
Mais brasileiros preferem fazer compras online

Mais brasileiros preferem fazer compras online

Preço e praticidade são os principais fatores que impulsionam as vendas online, mas empresas precisam tomar alguns cuidados. Confira.

16 de janeiro de 2023

Comodidade e preços menores são os principais fatores para compras online

Por conta da comodidade e preços mais em conta, cada vez tem mais brasileiros preferindo fazer compras online do que em lojas físicas. Segundo o anuário E-commerce Trends 2023, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores do País têm dado maior preferência nas compras digitais. A pesquisa ouviu 2.064 consumidores em dezembro passado. Ou seja, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo pelo e-commerce.

Segundo Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, mesmo diante de um cenário positivo, é preciso estar atento às novidades, especialmente para quem quer se aventurar no comércio digital. “Preço e praticidade são os principais fatores que impulsionam o varejo online. Segundo a pesquisa, 73% dos entrevistados afirmaram que nas lojas online é possível encontrar preços mais baixos do que nas lojas físicas. Já 72% contam que a praticidade de comprar sem sair de casa é o principal ponto”, afirma.

Além disso, promoções que só se encontram na internet (69%), facilidade para comparar preços (63%) e maior variedade de produtos (55%) também foram listados” pelos consumidores. “Além das questões financeiras, é fundamental garantir uma experiência positiva em toda jornada virtual. O processo de compra precisa ser fácil e prazeroso, buscando oferecer uma boa experiência desde a navegação na loja, a descrição do produto, passando pela agilidade no caso de necessidade de atendimento”, frisa Ricco.

Atendimento

Mais de 40% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar online mais de uma vez por mês. Além disso, a pesquisa mostra que os canais de atendimento também influenciam o consumo do público. “Isso acontece porque a qualquer momento o cliente pode precisar entrar em contato com a empresa, seja para tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou oferecer sugestões”, comenta Ricco.

Neste cenário, o chat online foi o favorito com 39%, em seguida apareceu o WhatsApp (28%) e em terceiro, as redes sociais (12%). “Vale destacar que, de todos os canais citados, os consumidores tiveram menos preferência pelo e-mail, com apenas 5% dos votos. Por isso, é interessante ficar de olho no que está em alta e, principalmente, no que não favorece as estratégias do seu negócio, para manter a competitividade no mercado”, completa o CEO da Octadesk.

Os segmentos que apresentam melhor potencial de vendas online são roupas (60%), eletrônicos (49%), calçados (47%), eletrodomésticos(42%) e artigos de beleza (41%). “Investir em preços competitivos, na praticidade e em promoções pode ajudar a fazer com que o seu e-commerce se destaque no nicho de atuação. Assim, é possível garantir que os consumidores escolham e consumam o seu produto ou serviço”, finaliza Ricco.

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