sábado, 27 de abril de 2024
China suspende embargo de frigoríficos em Goiás

China suspende embargo de frigoríficos em Goiás

Dois frigoríficos goianos estavam proibidos de exportar carne para o mercado chinês desde o ano passado.

19 de janeiro de 2023

A China retirou a suspensão das exportações de frangos da São Salvador Alimentos, localizada em Itaberaí, e do frigorífico de carne bovina da JBS em Mozarlândia. Eles estavam sob embargo chinês desde o ano passado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18/1) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Também informou que a decisão beneficiou a Bello Alimentos, abatedouro de aves localizado em Itaquiraí, de Mato Grosso do Sul.

Os chineses não chegaram a revelar o motivo da suspensão do frigorífico da JBS, o maior da companhia em Goiás. Inicialmente, a China havia barrado as importações de carne da unidade por uma semana. Mas, após uma auditoria, foi decidido que a interrupção seria por tempo indeterminado.

Conforme o ministro, há ainda a expectativa da habilitação de outros oito frigoríficos que estão sob avaliação da China. “Isso é uma excelente notícia, um sinal da credibilidade do Brasil”, afirmou Carlos Fávaro.

Ele também informou que a Indonésia habilitou outros 11 frigoríficos do Brasil, todos de carne bovina, em Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia e São Paulo. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, em 2022 o Brasil exportou 20,6 mil toneladas de carnes para a Indonésia, com valor de 110,4 milhões de dólares.

Também foi anunciada a abertura de mercado para a exportação de algodão para o Egito. Atualmente, o País importa cerca de 120 mil toneladas do produto por ano, com os maiores parceiros comerciais a Grécia e Burkina Faso.

Leia também: Agropecuária goiana tem novo recorde de faturamento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.