sábado, 27 de abril de 2024
Goiás já pode exportar carne bovina ao México

Goiás já pode exportar carne bovina ao México

Frigoríficos goianos poderão exportar para o México apenas carne maturada e desossada devido à condição sanitária livre de febre aftosa com vacinação.

8 de março de 2023

Goiás está entre os 15 estados que poderão exportar carne bovina para o México. Ao todo, 34 plantas frigoríficas foram habilitadas para exportação, informou o Ministério da Agricultura brasileiro em nota. A abertura do mercado marca a conclusão de uma negociação iniciada há mais de 12 anos para a comercialização do produto entre os países.

O Estado de Santa Catarina poderá exportar carne in natura, resfriada ou congelada com osso. Desde que esteja com situação de febre aftosa sem vacinação, disse um comunicado da Secretaria de Agricultura (Sader).

Outros 14 Estados brasileiros, entre os quais importantes produtores como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, poderão exportar para o México apenas carne maturada e desossada. Isto devido à condição sanitária livre de febre aftosa com vacinação.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a abertura do mercado mexicano representa uma oportunidade histórica para as relações comerciais brasileiras. A expansão dos mercados, informou a pasta, propicia a retomada do crescimento da pecuária, que sofreu um revés no mês passado, com a descoberta de um caso atípico de mal da vaca louca numa fazenda em Marabá (Pará).

Vaca louca

Conforme o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado, o governo de Goiás acompanha com atenção os desdobramentos da suspensão de importações de carne brasileira pela China, em decorrência de um caso de vaca louca encontrado no Pará. A expectativa do governo de Goiás é que as exportações de carne bovina para a China sejam retomadas o mais rapidamente possível.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.