sábado, 27 de abril de 2024
IPCA: inflação volta a disparar em Goiânia

IPCA: inflação volta a disparar em Goiânia

O IPCA de fevereiro em Goiânia ficou bem acima do mês anterior, sendo a quinta alta mensal seguida e a sétima maior variação do ICPA no País.

10 de março de 2023

O aumento médio no ensino fundamental foi de 11,2% em Goiânia, conforme o IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, subiu 0,85% em fevereiro em Goiânia. É bem acima dos 0,24% de janeiro, a quinta alta mensal seguida na capital goiana e a sétima maior variação do ICPA no País. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10/3) pelo IBGE. No acumulado nos últimos 12 meses, a inflação é de 4,18% em Goiânia.

A alta em fevereiro foi influenciada principalmente pelo grupo Educação, que colaborou com 0,4 ponto percentual (p.p.). Neste grupo, destaque para o reajuste dos cursos regulares (9%), especialmente para o ensino fundamental (11,2%) e ensino superior (6,8% ). Já os cursos diversos subiram 4,7%, com aumento de 5,9% em curso preparatório e de 7,2% em curso de idioma.

O grupo com maior peso na cesta de compras das famílias com rendimento entre 1 e 40 salários-mínimos é o dos transportes. Com alta de 1,04% em fevereiro, contribuiu com 0,25 ponto para o aumento do IPCA na capital goiana. Principal motivo: aumento nos preços dos combustíveis, com alta média de 2,75% em fevereiro. Sendo que a gasolina teve alta média de 3,3% e o etanol de (1,5%. Já o preço médio do litro do óleo diesel caiu 2,6%.

Os produtos de alimentação e bebidas tiveram queda de 0,8% em fevereiro, com destaque para carnes, óleo de soja, café e batata. Mas houve aumento no preço médio do lanche (0,7%), pão francês (0,6%), arroz (4,5%) e leite longa vida (2,6%).

O terceiro grupo com maior peso mensal é habitação, que apresentou recuo de 0,3%, devido à queda na conta de energia elétrica residencial, por conta da bandeira verde. Em seguida, vêm os grupos de saúde e cuidados pessoais e de despesas pessoais, ambos com aumentos de 0,78%.

Construção

O Índice Nacional da Construção Civil subiu 0,1% no mês passado em Goiás. É a 33ª alta consecutiva, contribuindo para a variação acumulada alcançar 11,9% em 12 meses. Assim, o custo médio por metro quadrado em Goiás chegou a R$ 1.690,50, superando a média nacional de R$ 1.685,74. O custo da construção no Estado se mantinha abaixo da média nacional desde setembro de 2022.

Saiba mais: Goiânia tem a terceira menor inflação do País

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.