domingo, 28 de abril de 2024
Pode começar dizer adeus ao DOC e TEC

Pode começar dizer adeus ao DOC e TEC

Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos.

4 de maio de 2023

Os bancos deixarão de oferecer as operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) até o final de fevereiro de 2024. Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos. O uso dessas operações vem caindo continuamente nos últimos anos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, mostra que as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações. É apenas 3,7% do total de 63 bilhões de operações feitas no ano. O DOC ficou bem atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões) e de crédito (18,2 bilhões). Sem falar do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 24 bilhões.

A extinção das duas modalidades de meio de pagamento também foi motivada pela experiência e o custo-benefício aos clientes. Outras modalidades oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea, a exemplo da TED, e sem custo, no caso do PIX, nas transações de menor valor. Tanto na TEC quanto o DOC o valor máximo transacionado é de até R$ 4.999,99.

Saiba mais: Pix é o segundo maior meio de pagamento do mundo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.