domingo, 28 de abril de 2024
“Risco de fracasso de Lula está no campo fiscal”, diz Maílson

“Risco de fracasso de Lula está no campo fiscal”, diz Maílson

O economista alertou para o que chamou de “distanciamento maior” de Lula em relação ao mercado e criticou os ataques ao Banco Central.

16 de maio de 2023

Maílson da Nóbrega: ” presidente Lula não vai conseguir entregar o que prometeu”

O ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, afirmou nesta terça-feira (16/5) que o campo fiscal é onde está o risco de fracasso do governo Lula. Para ele, o governo federal tem o “desafio de tornar crível o arcabouço fiscal e evitar sua piora pelo Congresso Nacional. O economista e sócio da Tendências Consultoria participou em Goiânia do lançamento da 1ª Expo Fecomércio Goiás. O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro no Centro de Convenções de Goiânia.

Segundo Nóbrega, o novo arcabouço fiscal veio melhor do que o esperado. Mas dificilmente evitará crescimento da relação entre dívida pública e Produto Interno Bruto (PIB).O economista alertou para o que chamou de “distanciamento maior” de Lula em relação ao mercado, numa comparação com os dois mandatos anteriores (2003-2010). Também criticou os ataques ao Banco Central e ao seu presidente, Roberto Campos Neto.

Para ele, o presidente Lula não vai conseguir entregar o que prometeu. A média de crescimento anual do PIB será inferior a 2%. Os juros serão altos nos dois primeiros anos (Selic de dois dígitos). A taxa de desemprego continuará alta (8,6% este ano e acima de 9% a partir de 2024 até 2026.

O ex-ministro também classificou como um “equívoco gigantesco” a nova política de preços da Petrobras adotada a partir desta terça-feira (16/05). A empresa anunciou o fim da paridade de preços da gasolina e do diesel com o mercado internacional. A partir de agora, o valor dos combustíveis vai considerar o preço praticado pelos concorrentes e o “valor marginal” da estatal”. “É uma pena que os dirigentes da Petrobras caiam nessa cilada de achar que se pode ‘abrasileirar’ o preço de uma commodity”, criticou.

Expo Fecomércio

A Expo Fecomércio Goiás vai mostrar a força dos empreendedores e dos trabalhadores do comércio goiano, afirmou o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi. “Vai reunir os 33 sindicatos para divulgar os produtos dos nossos associados. Decidimos fazer um evento único, que reúna todos os segmentos. Justamente com o objetivo de mostrar a qualidade e a variedade dos produtos que o setor do comércio de bens, serviços e turismo tem para oferecer. Tanto para o consumidor final quanto para os próprios empresários”, disse Marcelo Baiocchi.

Os diferentes segmentos representados pelos 33 sindicatos filiados à Fecomércio-GO estarão na 1ª Expo Fecomércio. Entre eles tecnologia e inovação, gastronomia e alimentação, turismo, varejo, segurança e seus fornecedores, imobiliário e materiais de construção. “Teremos serviços e produtos que serão apresentados para o público em geral e também novidades para os empresários. Portanto, será um evento aberto a todos”, afirmou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.