segunda-feira, 29 de abril de 2024
No Sebrae, o MEI tem sempre a porta aberta

No Sebrae, o MEI tem sempre a porta aberta

Criada em 2008 para que trabalhadores informais e profissionais liberais pudessem se registrar no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a figura do Microempreendedor Individual (MEI) completará 15 anos respondendo por 59% do total de pequenos negócios existentes em Goiás.

24 de maio de 2023

De acordo com dados da Receita Federal, dos 736.746 empreendimentos formalizados no Estado, 437.812 são empresários individuais de 480 ocupações reconhecidas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Esta categoria conta com tributação reduzida (no máximo R$ 72 mensais), benefícios previdenciários e a possibilidade de contratar um funcionário. Atualmente, o limite de faturamento do MEI é de R$ 81.000 por ano.

 Apesar da simplificação tributária, o MEI encontra uma série de dificuldades na gestão do seu empreendimento, como a falta de crédito (57%), a necessidade de expansão do negócio (39%), a exposição nas redes sociais (21%), a captação de clientes (20%) e a capacidade para gerir as contas (14%), como revelou a pesquisa ‘Perfil do MEI em Goiás’, realizada pelo Sebrae em abril/23.

 Atento à questão, o Sebrae Goiás oferece ao MEI uma série de capacitações, palestras e oficinas de quatro horas, todas gratuitas, disponíveis na lojavirtual.sebraego.com.br/loja. Outra ação é a chamada ‘Quarta de Crédito’, onde consultores do Sebrae e de entidades parceiras (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, GarantiGoiás, Juceg e CDL) prestam atendimento e orientação para o empreendedor encurtar o caminho ao crédito.

O Sebrae promove até sexta-feira (26) a 14ª edição da Semana do MEI. A programação conta com 174 ações em 74 municípios do Estado. A meta é realizar 9.600 atendimentos. Para isso, o Sebrae conta com a parceria das 13 entidades que formam o Conselho Deliberativo Estadual (CDE), além de prefeituras, sindicatos, associações comerciais e as Salas do Empreendedor. Toda a programação é gratuita e contará com atendimentos presenciais, palestras, cursos, workshops, oficinas, além de orientações on-line com especialistas.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto

Diretor-superintendente do Sebrae Goiás

Antônio Carlos de Souza Lima Neto é Diretor Superintendente do Sebrae Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.