domingo, 28 de abril de 2024
Franquias goianas têm forte alta no faturamento

Franquias goianas têm forte alta no faturamento

O faturamento das franquias em Goiás registrou crescimento de 36,1% no primeiro trimestre deste ano, somando R$ 1,6 bilhão.

5 de junho de 2023

O segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar faturou R$ 491,0 milhões nos três primeiros meses do ano em Goiás

O mercado de franquias em Goiás registrou crescimento de 36,1% em faturamento nominal no primeiro trimestre deste ano, comparado com igual período de 2022. Assim, a receita deste setor passou de R$ 1,175 bilhão para R$ 1,6 bilhão no Estado. Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que também revelam que o setor está há cinco trimestres seguidos em crescimento em Goiás.

O segmento de saúde, beleza e bem estar continua na liderança em faturamento, chegando a R$ 491 milhões nos três primeiros meses deste ano. Em seguida tem o de alimentação food service, com R$ 277,9 milhões. Principalmente, esse bom desempenho está relacionado à continuidade da procura por serviços voltados à saúde, satisfação e ao cuidado pessoal. Além da combinação de vendas no salão e via delivery no caso de food service.

Outra boa notícia é que todos os 12 segmentos listados pela ABF cresceram no período pesquisado em Goiás. Os que apresentaram maior variação positiva no faturamento foram entretenimento e lazer (297,1%) e o de comunicação, informática e eletrônicos (257,7%). Em seguida vem o de serviços automotivos (86,4%).

Unidades

A pesquisa da ABF mostrou que as redes se mantiveram em expansão em Goiás no período analisado. Os dados revelam que houve um aumento de 9,7% na abertura de unidades. Houve um acréscimo de 519 operações de franchising no Estado em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 5.868 operações contra 5.349.

O setor de alimentação – food service foi o que abriu mais unidades, passando de 820 para 1027 (207 novas lojas). Seguido pelo segmento de saúde e beleza, que saiu de 1033 para 1131 (98 unidades). Além do de casa e construção, que passou de 288 para 348 lojas (60 novas unidades).

Emprego

Com abertura de mais lojas, o setor também contratou mais. O aumento foi de 15,75% no período comparado, passando de 43.394 para 50.201 pessoas empregadas. Ou seja, foram criados 6.907 empregos nos três primeiros meses deste ano. A maioria deles foi pelo segmento Saúde e Beleza, que contratou 1.566 pessoas. Seguido pelo de Alimentação Food Service, com 913 novos empregos, enquanto segmento de Serviços e Outros Negócios abriu 704 vagas.

No Brasil, o mercado de franquias cresceu 17,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022. O faturamento nominal chegou a R$ 50,8 bilhões no período. A ABF afirma que o crescimento de receita no comparativo anual reflete uma recuperação prolongada do turismo, com maior tíquete médio e retomada da demanda reprimida, além da maior demanda por serviços, após o arrefecimento da pandemia.

De acordo com a ABF, a pressão de custos, o comportamento ainda oscilante dos consumidores e o reequilíbrio de compromissos financeiros da pandemia, porém, continuam a ser desafios para o setor.

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Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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