domingo, 28 de abril de 2024
Norte-Sul: operação com contêineres começa em agosto

Norte-Sul: operação com contêineres começa em agosto

Falta apenas a liberação da ANTT para ter início o transporte de cargas pela ferrovia de Anápolis até o Porto de Santos (SP).

29 de junho de 2023

Pátio de cargas do Porto Seco Centro-Oeste em Anápolis (GO)

A primeira operação de contêineres por meio dos ramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul, saindo do porto seco de Anápolis (GO) para Cubatão (SP) e, de lá, para o Porto de Santos, deverá ser realizada na segunda quinzena do mês de agosto. O início das operações depende apenas da liberação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que já recebeu todos os relatórios de comissionamento da Rumo Logística, que administra a ferrovia. A ANTT fará testes antes da liberação.

Diretor de Operações do Porto Seco Centro-Oeste (PSCO), Everaldo Fiatkoski Júnior explica ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG) que a operação está sendo viabilizada junto com a Brado Logística. A empresa fará o transporte das cargas, enquanto o PSCO ficará responsável pela armazenagem na sua operação no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). “Para o PSCO, representa a presença em mais uma ferrovia”, diz Everaldo. Ele frisa que a empresa já tem um terminal da Ferrovia Centro-Atlântica, que também passa por Anápolis. “Agora, passamos a ter com a Norte-Sul”, acrescenta.

De acordo com o diretor do PSCO, a operação vai beneficiar não apenas o porto seco de Anápolis, que tem um terminal da ferrovia. Mas todos os usuários contarão com mais uma opção de transporte de suas mercadorias. “São duas ferrovias, cada uma com uma característica diferente e com grandes benefícios em relação ao transporte rodoviário”, enfatiza. Entre eles, a segurança, a eficiência e os benefícios ao meio ambiente.

Caminhões

Com efeito, um trem operando na Norte-Sul poderá levar ate 80 vagões, totalizando 160 contêineres. Pelo modal rodoviário, cada caminhão transporta um único contêiner. “Além disso, será retirado um contingente significativo de caminhões das estradas, reduzindo diversos riscos”, aponta Everaldo.

Apesar disto, a ampliação do transporte ferroviário no Estado não reduz a importância do modal rodoviário, que continuará tendo forte atuação, principalmente em rotas menores e até mais rentáveis para as transportadoras. Por exemplo, os caminhões continuarão transportando mercadorias do PSCO para empresas em Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Brasília e outros polos industriais. “O transporte rodoviário vai continuar tendo bastante demanda”, frisa o diretor do Porto Seco Centro-Oeste.

Inauguração

A Ferrovia Norte-Sul ficou pronta depois de 36 anos de obras e idas e vindas. A inauguração oficial estava prevista para o último dia 16, em Rio Verde (GO). Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pôde participar por ausência de condições climáticas para pouso do avião presidencial na cidade. Com isso, a diretoria da Rumo decidiu adiar a inauguração oficial.

Para colocar a ferrovia em condições de operação, a Rumo investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante. Ela é dividida em três tramos – sul, central e norte – e operada pelo Rumo e pela VLI, responsável pelo trecho entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO). O traçado completo tem 2.257 quilômetros e liga São Paulo (SP) a Açailândia (MA).

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