FIT Energia é uma empresa do Grupo Mauá, de Goiânia, que atua no mercado de energia renovável há mais de 15 anos.
O Santander Brasil se tornou sócio da FIT Energia, braço da Hy Brasil, do grupo goiano Mauá, ao adquirir 65% do capital. O negócio foi fechado nesta terça-feira (1/2), em São Paulo, depois de quase um ano de negociações entre os dois grupos empresariais. O valor da transação não foi divulgado.
A FIT Energia é uma espécie de marketplace em que consumidores de baixa tensão podem adquirir energia mais barata do que no mercado regulado. Com o negócio, o Santander entra na área de geração distribuída, incluindo o varejo. Ele já atuava no mercado livre por meio de sua comercializadora, no segmento de atacado e é cliente da própria FIT.
A FIT Energia conecta detentores de ativos de geração de energia limpa a consumidores. Uma das geradoras parceiras é a Hy Brazil, que atua no mercado de energia há mais de 20 anos. Tem em seu portfólio mais de 50 usinas em operação, nas cinco regiões do país, entre hidrelétricas e fotovoltaicas, somando mais de 140 megawatts.
No início de julho, o fundador do Grupo Mauá, Alan Alvarenga Menezes, em entrevista exclusiva ao EMPREENDER EM GOIÁS, anunciou que a Hy Brasil pretende instalar outros 100 MW até o fim de 2024. Deste total, 50 MW serão em Goiás e outros 50 MW, no Nordeste do Brasil. Entre as usinas que estão sendo construídas tem uma de geração solar, na região Sudeste do Estado, na divisa com o Mato Grosso.
O empresário garante que a sociedade do Santander na FIT fará com que a empresa cresça ainda mais no mercado. E permitirá que mais pessoas físicas e jurídicas recebam os serviços da FIT. Mesmo antes do fechamento do negócio com o banco, a empresa já tinha contratos com outros 300 geradores de energia.
“Com a chancela do Santander vamos ampliar, ainda mais, a nossa plataforma de geração. Tendo mais oferta de energia para atender os mercados no atacado e no varejo”, disse Alan Menezes.
A FIT Energia vende energia para grandes empresas com o próprio Santander, a Telefônica, TIM, Magazine Luiza e Drogaria Araújo, enquanto a Hy Brasil constrói usinas e gera energia. Rafael Thomaz, do Santander, afirma que o objetivo do banco será atrair cada vez mais produtoras de energia renovável para a plataforma da FIT. “Só com uma ampla oferta conseguiremos atingir um público maior em todo o país”, diz.
Saiba mais: Grupo Mauá vai investir mais de R$ 1 bilhão até 2024