domingo, 28 de abril de 2024
Empresários pedem taxação das compras de até 50 dólares

Empresários pedem taxação das compras de até 50 dólares

Entidades afirmam que para haver isonomia tributária, os produtos estrangeiros deveriam pagar alíquota de 74,2% de imposto de importação.

5 de outubro de 2023

Representantes do varejo e da indústria pediram nesta quinta-feira (5/10) no Congresso Nacional que o governo reveja a portaria que isentou do Imposto de Importação (II) as compras até 50 dólares (cerca de R$ 257) feitas em sites no exterior (e-commerce). A portaria do Ministério da Fazenda está em vigor desde junho.

Alegam que a isenção causa desequilíbrio na competição com as plataformas digitais e pode causar demissões e fechamento de empresas no Brasil. Pediram ainda tratamento tributário isonômico entre as compras nacionais e as internacionais.

O presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho, afirmou que para haver isonomia, os produtos estrangeiros deveriam pagar alíquota de 74,2% de imposto de importação. Disse ainda que a isenção para as pequenas compras internacionais pode levar as empresas brasileiras a transferir seu parque fabril para países como Uruguai e Paraguai, que têm carga tributária inferior.

Tratamento equilibrado

Representante da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), Anderson Cardoso defendeu um ‘tratamento equilibrado’ entre as empresas estrangeiras e nacionais, que têm uma carga tributária maior. “Não queremos qualquer privilégio”, disse. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) afirmou que somente neste ano a produção de vestuário caiu 9%, com a perda de 4 mil postos de trabalho.

Os deputados federais afirmaram que o assunto será debatido pelas frentes parlamentares do empreendedorismo e de defesa do comércio e serviços e levado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Saiba mais: Compras internacionais: especialista faz alerta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.