segunda-feira, 29 de abril de 2024
Custo de vida é o que mais preocupa brasileiros

Custo de vida é o que mais preocupa brasileiros

Pesquisa aponta que 98% dos brasileiros estão preocupados com as pressões do custo de vida e situação financeira.

28 de outubro de 2023

Como os brasileiros se veem vivendo em mais um ano economicamente desafiador? Pesquisa da Blackhawk Network Brasil, empresa de distribuição de cartões-presente, aponta que 98% dos consumidores estão preocupados com as pressões do custo de vida. Além da sua situação financeira frente às condições turbulentas da economia. No total, foram entrevistados 1.054 brasileiros com mais de 18 anos de idade.

As maiores aflições estão concentradas no preço dos alimentos, apontado por 76% dos consumidores, e na inflação do país, citado por 73%. Questões que aparecem muito à frente das outras áreas, como a recessão econômica (22%) e serviços públicos (22%).

Outros motivos de preocupação bastante citados foram com a segurança em seus empregos (48%) e o preço do combustível (38%). Sendo que, de setembro de 2022 para cá, todas as principais causas de preocupação econômica aumentaram.

Outros números comprovam ainda como a perda de emprego impactou inúmeras famílias no Brasil. Ao examinar detalhadamente essa frente, a pesquisa constatou que 54% das pessoas da Geração Z perderam emprego nos últimos 6 a 12 meses. Um número superior se comparado às gerações Millennials, Gen X e Boomers, correspondendo a 46%, 36% e 26%, respectivamente. Ainda que a previsão de desemprego total permaneça baixa, esses números ainda são altos.

Mudanças

Diante desse cenário, 66% dos entrevistados planejam mudar seus comportamentos de compra. Sendo que 54% dos brasileiros pretendem comprar marcas mais baratas ou produtos genéricos das lojas, enquanto 50% planejam comprar produtos em promoção.

De acordo com Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil, conhecer todas essas variáveis é de extrema relevância para as empresas, já que a compreensão do consumidor deve ir além de fatos e números. “Entender o que motiva os clientes nos ajuda a fornecer às marcas parceiras uma visão mais compreensível das tendências atuais e futuras”, explica.

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