terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Black Friday: brasileiros pesquisam menos na internet

Black Friday: brasileiros pesquisam menos na internet

As buscas na internet pelas promoções caíram 18,3% neste ano, segundo pesquisa da Semrush. Mas isto não é uma má notícia. Entenda.

13 de novembro de 2023

Em cerca de duas semanas, o comércio mundial abrirá as portas para uma das datas mais importantes do ano para o setor: a Black Friday. Segundo um levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, as buscas na internet pelo evento de promoções caíram 18,3% neste ano. Saíram de 246 mil pesquisas em setembro de 2022, para 201 mil no mesmo mês de 2023.

No entanto, outra pesquisa chama a atenção: o Google aponta que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras em 24 de novembro. E sete em cada dez consumidores têm a intenção de gastar igual ou mais do que no ano anterior — um aumento de 5 pontos percentuais no período.

Para Erich Casagrande, líder de Marketing da Semrush no Brasil, a dualidade dos estudos indica que as pessoas estão mais informadas sobre o evento: “Essa queda não mostra a falta de interesse, mas o conhecimento adquirido pelos brasileiros nos últimos anos. As pessoas estão mais informadas sobre a data, originalmente norte-americana, mas que já se estabeleceu no calendário nacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, no mesmo período, ‘Black Friday’ somou 135 mil buscas na internet, número 32,8% menor do que no Brasil”, diz.

Categorias

Além das pesquisas pelo nome do evento, a Semrush também analisou o tráfego dos sites varejistas para entender quais são as categorias que mais interessaram o bolso dos brasileiros. De acordo com o levantamento, em setembro de 2023, Turismo foi o nicho que teve o maior número de acessos, com 3,7 milhões de visitas. Seguido de Eletrônicos (2,4 milhões) e Esportes & Recreação (2 milhões).

“A análise desse tráfego aponta tendências para a Black Friday deste ano. Por ser no mês que antecede o início do verão e das férias escolares, muitas pessoas irão procurar por promoções de passagens e diárias de hotéis. O setor de eletrônicos também chama a atenção, com bastante procura dos brasileiros, assim como os itens esportivos e recreativos”, frisa Casagrande.

Confira o ranking completo de setembro de 2023:

  1. Turismo (3,7 milhões)
  2. Eletrônicos (2,4 milhões)
  3. Esportes & Recreação (2 milhões)
  4. Roupas (1,3 milhão)
  5. Casa & Jardim (1,1 milhão)
  6. Saúde (723 mil)
  7. Móveis e Itens de Decoração (396 mil)
  8. Alimentação (209 mil)
  9. Infantil (121 mil)

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