segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cooperativas: OCB/GO prevê parcerias com a China

Cooperativas: OCB/GO prevê parcerias com a China

Cooperativas goianas podem fechar parcerias com empresas chinesas de tecnologia em busca de maior produtividade e competitividade.

17 de novembro de 2023

Representando o cooperativismo goiano, Luís Alberto acompanhou a comitiva liderada pelo governador Ronaldo Caiado.

“Fizemos muitas conexões e vislumbramos a possibilidade de parcerias de empresas de tecnologia da China com as cooperativas goianas. Especialmente, para melhorarmos a nossa produtividade e competitividade”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. Representando o cooperativismo goiano, Luís Alberto acompanhou a missão goiana ao país asiático liderada pelo governador Ronaldo Caiado.

O presidente do Sistema OCB/GO prevê muitas possibilidades de parcerias. “Vamos preparar pequenas cooperativas e capacitá-las para exportarem ao mercado chinês, principalmente as ligadas à produção de frutas, mel e própolis”, afirmou Luís Alberto. Durante o período de 14 dias, a comitiva goiana esteve em seis cidades na China, incluindo a capital Pequim. Nelas, realizou cerca de 16 visitas e reuniões com representantes do governo, empresários e universidades chinesas.

Na visita à Weichai, uma empresa que fabrica tratores, equipamentos agrícolas e motores, Luís Alberto Pereira destacou que a instalação de uma fábrica da corporação em Goiás será muito importante para as cooperativas do agronegócio. “A empresa produz tratores menores e mais baratos, o que seria uma solução importante para produtores e cooperados da agricultura familiar”, disse o presidente do Sistema OCB/GO.

Bons exemplos

Na viagem, foi oficializado o processo de instalação de pelo menos duas grandes empresas no Estado. Além de parcerias com os chineses nas áreas da mineração, educação, pesquisa e cultura. “Vimos na China bons exemplos para o nosso modelo de negócio. O cooperativismo goiano precisa investir mais em educação, pesquisa e tecnologia para avançar”, enfatizou Luís Alberto Pereira.

Na capital chinesa, em uma visita à TusStar, rede global de incubação ligada à Universidade de Tsinghua, os empresários goianos apresentaram suas empresas e negócios. Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, esteve acompanhado de prefeitos do interior do Estado.

O prefeito de Itumbiara, Dione José de Araújo, que esteve na comitiva, agradeceu a participação do cooperativismo no desenvolvimento das cidades goianas. Itumbiara receberá a instalação da Chint, empresa fornecedora de sistemas de energia solar. Isto também pode trazer benefícios às cooperativas, com a redução de custos, analisa Luís Alberto.

A prefeita de Porangatu, Vanusa Valadares, que também participou da missão, destacou a importância do cooperativismo no município. “Porangatu tem muito a crescer com o apoio do cooperativismo. Já temos pequenos produtores se organizando em cooperativas e a presença das coops de crédito na cidade. Acredito que nossa região vai se transformar por meio da união de forças dos setores político com o produtivo”, declarou Vanusa.

Saiba mais: Caiado faz balanço positivo da missão à China

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.