sábado, 27 de abril de 2024
Pretos e pardos são maioria dos empresários goianos

Pretos e pardos são maioria dos empresários goianos

Os empreendedores negros (pretos e pardos) correspondem a 57% dos donos de negócios em Goiás, segundo levantamento do Sebrae.

20 de novembro de 2023

Os empreendedores negros (pretos e pardos) correspondem a 57% dos donos de negócios em Goiás. Segundo levantamento do Sebrae com base em dados da PNAD do terceiro trimestre de 2023. O estudo, divulgado nesta segunda-feira (20/11), revela que 42% são brancos e 1% pertencente a outras raças, como amarela e indígena. Hoje se comemora o Dia da Consciência Negra.

No Brasil, dos 29,3 milhões de donos de pequenos negócios do país, formalizados ou não, cerca de 15,2 milhões se autodeclaram preto e pardos. Enquanto 13,7 milhões (46,8%) brancos e 418 mil (1,4%) pertencentes a outras raças, como amarela e indígena.

O levantamento sobre empreendedorismo por raça-cor com foco no segmento dos que se autodeclaram negros indica também que é menor a diversidade de ocupações nesse grupo, onde as 10 principais atividades somam 78% do universo desses de empresários. Cerca de 13,9% dos donos de negócio negros (pretos e pardos) estão na agropecuária e 15,9% na construção. Estas proporções são maiores do que as verificadas, por exemplo, entre os brancos (13% e 10,1%, respectivamente).

Renda

Pesquisa também revela que a proporção de empreendedores pretos e pardos em atividades mais tradicionais e simples é superior à de brancos donos de pequenos negócios. Elas geralmente demandam menos qualificação e geram menor retorno financeiro.

O estudo mostra que, apesar de serem maioria no universo empreendedor brasileiro, os negros donos de micro e pequenas empresas são os que têm o menor nível de faturamento: 77,6% deles recebem até dois salários-mínimos por mês. Além do menor nível de escolaridade: 45,1% têm somente até o ensino fundamental.

O levantamento do Sebrae também apresenta dados em relação à formalização dos empreendedores: 23,6% dos empresários pretos ou pardos têm CNPJ, ou seja, possuem uma empresa formalizada. Entre os brancos o número sobe para 43,1% e em outras raças para 39,7%.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.