domingo, 28 de abril de 2024
Famílias estão cautelosas com consumo

Famílias estão cautelosas com consumo

Desaceleração do consumo tem causa no crescimento da inflação e percepção de renda, segundo pesquisa da CNC.

22 de novembro de 2023

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) ficou estável em novembro na comparação com o mês anterior, anotando 104,9 pontos. Conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As famílias brasileiras mantenham o nível de satisfação acima dos 100 pontos. Mas houve desaceleração dos indicadores de consumo por conta do crescimento da inflação no segundo semestre de 2023.

Isso impactou a percepção de renda do consumidor e levando a uma maior cautela em relação às suas próximas decisões de consumo. A ICF demonstrou que as famílias se mantiveram desconfiadas em relação ao mercado de trabalho. O nível de emprego avança, mas com remunerações menores, o que impacta o consumo futuro.

O destaque mensal foi o acesso ao crédito (+0,4%) que, mesmo o índice permanecendo abaixo dos 100 pontos, na zona de insatisfação, atingiu o maior patamar desde abril de 2020, quando o país vivia o início da pandemia. Em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, afirmou que a percepção atual sobre as condições de acesso ao crédito reflete um cenário complexo.

“Enquanto a queda dos juros trouxe um impulso positivo, a preocupação com a inadimplência e a redução do crédito no mercado impactaram negativamente. Em meio a essa dicotomia, a pesquisa constata que mais de um terço dos consumidores relatam dificuldade para obter crédito, o que demonstra uma delicada balança entre oportunidade e restrição neste contexto econômico”, afirma Tadros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.