segunda-feira, 29 de abril de 2024
Confiança do comércio tem terceira queda consecutiva

Confiança do comércio tem terceira queda consecutiva

Diante das perspectivas desafiadoras por causa das incertezas macroeconômicas no Brasil, CNC sugere cautela aos comerciantes

27 de novembro de 2023

O pessimismo observado no mês de outubro no comércio se repetiu em novembro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mesmo com a Black Friday e a proximidade do Natal, o varejo apurou uma queda de 1,9% no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) este mês em relação ao mês anterior. O Icec atingiu 110,3 pontos e ainda ficou dentro da zona de satisfação (acima de 100 pontos). 

“Embora as expectativas de faturamento do setor tenham aumentado por conta da Black Friday e do Natal, todos os indicadores do Icec apresentaram queda, com destaque para a avaliação das condições atuais (-5,4%), que mede a percepção quanto à economia, ao setor e à própria empresa”, informou a CNC em nota.

A  Black Friday  incentivou a reposição de estoques por parte do segmento de bens duráveis, como eletroeletrônicos, móveis e decoração. Mas  acabou sendo a segunda pior da história no Brasil, conforme revela matéria postada neste site (https://empreenderemgoias.com.br/2023/11/27/black-friday-2023-e-a-2a-pior-da-historia-no-brasil/).

De acordo com a CNC, porém, o setor varejista enfrenta perspectivas desafiadoras nos próximos seis meses por causa das incertezas macroeconômicas no Brasil. O risco fiscal, os juros ainda elevados e a possível majoração dos tributos, advinda da reforma tributária, por exemplo, são fatores que contribuem para um sinal de alerta para a atividade econômica do País”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros, que sugeriu cautela aos comerciantes. 

O índice que mede as expectativas futuras do empresário do comércio teve redução de 0,6%, a maior queda desde abril de 2021.  

O economista-chefe da CNC, responsável pelo levantamento do Icec, Felipe Tavares, explica que seis em cada dez empresários percebem uma piora na atividade econômica e no desempenho das vendas, refletindo as incertezas do panorama atual.

Segundo levantamento da CNC, a intenção de investir na contratação de funcionários vem apresentando quedas consecutivas desde setembro, e teve uma retração mensal de 1,1% em novembro. Mas, diante da necessidade de atender à demanda sazonal de fim de ano, a maioria dos comerciantes (69%) pretende aumentar o quadro de funcionários. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.