Uma das maiores empresas do setor mapeia futuros shopping centers em municípios de Goiás com forte presença do agronegócio.
Cidades localizadas no cinturão do agro em Goiás e no Mato Grosso do Sul estão no radar da Multiplan, uma das maiores empresas da indústria de shopping centers do país. Na lista, também estão cidades do litoral paulista e do Nordeste. A informação é do CEO do grupo, Eduardo Peres.
Segundo ele, há caminhos para o crescimento ainda por meio de expansão de shoppings no curto prazo e provável retomada de anúncios de operações “greenfields” (projetos construídos a partir do zero) possivelmente a partir de 2025 ou 2026.
No caso de Goiás, consultores do setor ouvidos pelo EMPREENDER EM GOIÁS apontam Anápolis e Rio Verde como fortes candidatas a receberem estes empreendimentos por estarem localizadas em regiões de expansão no estado.
Para eles, Goiânia e Aparecida, que já contam com 12 shopping centers, não seriam contempladas com novos investimentos. Ambas, na avaliação dos consultores, estão bem servidas.
A não ser que a Multiplan esteja focada na fusão ou não aquisição de algum empreendimento, o que já está ocorrendo na indústria do setor.
Atualmente, Goiás conta com cerca de 20 shopping centers, 5.000 lojas e gerando cerca de 30 mil empregos diretos e 100 mil indiretos
A Multiplan Empreendimentos Imobiliários gerencia e detém uma das maiores carteiras do setor, com 20 unidades em operação em grandes mercados consumidores do Brasil. Como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Alagoas.
No total, são mais de 2 milhões de m² construídos e uma Área Bruta Locável (ABL) de aproximadamente 930.000 m². São mais de 6.000 lojas e cerca de 200 milhões de visitas por ano.
Em 2023, a Multiplan registrou lucro líquido de R$ 1 bilhão, com crescimento de 32,6% em relação a 2022. As vendas da empresa somaram R$ 21,9 bilhões, aumento de 9,6% no comparativo com 2022.