sábado, 27 de abril de 2024
Goiano faz do cacau uma alternativa para o açúcar

Goiano faz do cacau uma alternativa para o açúcar

Startup goiana desenvolveu fórmula com mel de cacau para se tornar uma alternativa saudável ao açúcar tradicional.

28 de março de 2024

Gustavo Henrique Rocha: “Enxerguei no mel de cacau a possibilidade de aproveitar o resíduo como um adoçante e substituto direto do açúcar convencional”

Um engenheiro químico goiano vem revolucionando o ramo da indústria alimentícia ao adotar o mel de cacau como uma alternativa de substituição do açúcar tradicional. Além de uma opção mais saudável, o mel de cacau vem se tornando um mecanismo de exercer a sustentabilidade. Já que ele é um subproduto da matéria-prima do chocolate.

A ideia partiu do engenheiro químico Gustavo Henrique Rocha, que, a partir da iniciativa, deu origem à startup Nutricandies. A empresa, que está há dez anos no mercado, tem sede em Goianira. Mas o centro de pesquisa fica dentro da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele explica que a descoberta do mel de cacau ocorreu após visita de cultivadores cacaueiros em Ilhéus, na Bahia.

A sustentabilidade sempre esteve presente na vida de Gustavo. Antes da pandemia, ele desenvolveu uma pasta de chocolate adoçada com frutas e vegetais. Tudo isso como forma de ajudar na introdução de leguminosas no cardápio das suas irmãs. E também desmistificar que o chocolate era o vilão de qualquer alimentação.

Oportunidade

O sucesso da pasta de chocolate era grande em empórios e acabou introduzida em receitas de confeitarias fit. Entretanto, Gustavo Henrique teve que parar a produção na pandemia. Foi daí que aprofundou o conhecimento sobre o cacau. “Trata-se de um líquido viscoso adquirido durante a drenagem das amêndoas, que possui características cítricas e adocicadas. Porém, habitualmente descartado devido ao seu alto grau de instabilidade”, afirma.

O engenheiro conta que ali enxergou no mel de cacau a possibilidade de aproveitar o resíduo como um adoçante e substituto direto do açúcar convencional. Ele explica que o alimento possui a presença de açúcares nutritivos e baixo índice glicêmico. Ou seja, caracteriza-se como uma opção mais saudável não apenas para diabéticos, mas também para todas as pessoas que não abrem mão de um docinho.

“A partir de então, tenho dedicado estudos ao mel de cacau. Em parceria com a Universidade Federal de Goiás, o líquido tem sido explorado em laboratório através de testes de aplicabilidade e estabilidade naturais, sem adição química”, reforça Gustavo Henrique.

Pilares

A empresa conta com dez colaboradores, dentre bolsistas técnicos e administrativos. É voltada para outras que produzem alimentos que levam açúcar e pessoas que possuem restrições alimentares. Além da atuação em Goiás, a Nutricandies está presente no Sul da Bahia, na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.

Para a solidificação da empresa, Gustavo Henrique afirma que acontece a partir de três pilares: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Esta última presente após a transformação de subprodutos em super alimentos.

“Isso vem reduzindo o impacto ambiental gerado. Além disso, fornece ingredientes regenerativos que substituem outros ingredientes mais danosos ao meio ambiente (como a cana de açúcar). Também estabelecemos uma conexão direta com os pequenos agricultores familiares fornecedores dos insumos dos nossos produtos. Eles contribuem significativamente para um impacto sustentável em toda a cadeia produtiva”, frisa.

Com isso, a Nutricandies foi uma das escolhidas no Programa de Soluções Inovadoras de Impacto Socioambiental em Goiás. Após a iniciativa ser premiada em Nova York pela organização Thought For Food, Gustavo Henrique enxerga a oportunidade para construção de um networking aperfeiçoando seus métodos de empreendedorismo, buscando melhor abraçar o conceito de “empresa de impacto, na qual tanto nos representa através dos workshops”, finaliza.

Leia também: Chocolate artesanal goiano conquista mercados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.