domingo, 19 de maio de 2024
IBGE: vendas do comércio crescem em Goiás

IBGE: vendas do comércio crescem em Goiás

Alta em março deste ano foi puxada pelas vendas de artigos farmacêuticos, hipermercados e produtos alimentícios em Goiás.

8 de maio de 2024

As vendas de remédios ajudaram no crescimento das vendas do comércio em Goiás em março deste ano

As vendas do comércio varejista goiano subiram 5,9% em março último em relação ao mesmo mês do ano passado. Conforme informou nesta quarta-feira (8/5) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando comparadas a fevereiro deste ano, o aumento foi de 1%. É a quarta alta consecutiva. No acumulado de 12 meses, o aumento chega a 1,7%.

No Brasil, as vendas do comércio ficaram estáveis em março, após o setor ter alcançado o maior nível da série em fevereiro.

Na comparação com março de 2023, o crescimento no comércio varejista goiano aconteceu em quatro das oito atividades. Destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (alta de 25,6%).

Em contrapartida, tiveram quedas as atividades de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-35,7%); e de combustíveis e lubrificantes (-13,9%).

Comércio ampliado

O comércio varejista ampliado goiano apresentou queda de 4,6% na passagem de fevereiro para março de 2024. E aumento de 0,5% na comparação de março com o mesmo mês do ano anterior.

Esse discreto aumento foi puxado pela alta de 1,9% nas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças. Atividade com maior peso nas vendas do varejo ampliado.

Por outro lado, houve queda nas atividades de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-14,5%) e de material de construção (-10,2%).

Saiba mais: Dia das Mães: vendas devem alcançar R$ 461 milhões

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.