domingo, 28 de abril de 2024
Bares goianos se preparam para a Copa

Bares goianos se preparam para a Copa

Os empresários estão investindo na compra de televisores, telões, equipamentos de som.

27 de outubro de 2022

Jogos da seleção da Copa (especialmente da seleção brasileira) devem movimentar o setor

Empresários do setor de bares e restaurantes já fazem investimentos para os jogos da Copa do Mundo. Neste ano, vão acontecer no final deste ano, bem próximos ao período de maior faturamento do comércio, o de Natal. E também vão coincidir com a Black Friday – na última semana de novembro – e o pagamento do 13º salário. Assim, o otimismo no setor é grande.

Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Goiás, Danillo Ramos observa as condições peculiares dos jogos da Copa. “As primeiras partidas serão no período de pagamento da primeira etapa do 13º salário e todas no período da tarde. Então, é tudo favorável ao incremento do setor”, diz.

A estreia do Brasil na Copa será em 24 de novembro, às 16 horas, contra a Sérvia. O segundo jogo será no dia 28, às 13h, contra a Suíça; e o terceiro será em 2 de dezembro, às 16 horas, contra Camarões. Entretanto, tem um porém: “Dependemos diretamente do desempenho da seleção brasileira”, frisa Danillo.

Os empresários estão investindo na compra de televisores, telões, equipamentos de som. Já planejam também música ao vivo, antes e depois das partidas, e promoções. “Por enquanto, tudo está voltado para as eleições. Mas, a partir do início de novembro, começarão a surgir anúncios e promoções nas redes sociais, além de decoração temática”, prevê. Em seu estabelecimento, o Piry Bar, a agenda já está sendo organizada.

Empregos

O setor já está em situação de pleno emprego e tem 1 mil vagas abertas só em Goiânia, para colaboradores com carteira assinada. Também projeta um aumento de pelo menos 10% no movimento com o mundial de futebol. “São vagas para garçom, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais, barman, sushiman, pizzaiolo, entre outras”, afirma ao EMPREENDER EM GOIÁS o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindbares), Newton Pereira.

Ele se mostra preocupado com a falta de mão de obra, principalmente para trabalhar no período noturno. “Essa dificuldade pode ser um entrave grande para conseguirmos aumentar a capacidade dos bares e restaurantes para os jogos da Copa”, prevê.

O setor de bares e restaurantes é responsável por quase 3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Só em Goiás, pontua Pereira, são 180 mil empregos gerados, dos quais 50 mil em Goiânia.

Saiba mais: Copa traz alegrias e preocupações

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.