segunda-feira, 29 de abril de 2024
Black Friday: o que os consumidores mais querem

Black Friday: o que os consumidores mais querem

Dados apontam uma oportunidade para as empresas, que podem se preparar com antecedência para venderem mais.

30 de outubro de 2022

Metade dos consumidores que vão comprar na Black Friday deve fazer pela internet

Levantamento da Nielsen com a Toluna aponta que eletrodomésticos e celulares representam 59% e 57%, respectivamente, dos desejos dos brasileiros para a Black Friday de 2022. Em seguida, vem vestuário com 56%. De acordo com Claudio Dias, CEO da Magis5, boa parte dos lojistas antecipa as promoções para o início de novembro.

Pesquisa do UOL constatou que a maior parte dos brasileiros (76%) não sabe que o primeiro jogo do Brasil na Copa (24 de novembro) será um dia antes da Black Friday. Diante desta informação, 42% disseram que isso impulsionará seu interesse em comprar mais na Black Friday.

As categorias mais citadas como de interesse foram: vestuário, televisão, cerveja, smartphones e salgadinhos. Esses números apontam uma oportunidade para as empresas, que podem se preparar com antecedência para o período.

Já o Mercado Livre acredita que a venda de comidas e bebidas no período da Copa seja 37% maior do que a de eletrônicos.

Força da internet

Dos 62% que pretendem comprar na Black Friday desse ano, 36% têm intenção de fazer somente na internet. Enquanto 16% comprarão somente em lojas físicas. O percentual de consumidores que pretende comprar na internet e loja física subiu de 38% no ano passado para 48% em 2022.

O estudo também indicou que 95% dos consumidores costumam pesquisar os preços antes na internet. Destes, 61% têm o costume de pesquisar duas ou mais vezes antes da data. Por isso, é importante que as lojas se atentem cada vez mais ao pré-Black Friday.

Dentre os fatores que mais influenciam as compras online, destacam-se o valor do frete ou frete grátis (50%), prazo de entrega (29%), cashback e variedade de produtos (28%).

Dicas aos empresários

Claudio Dias alerta aos empreendedores que é fundamental entender o comportamento do consumidor antes de pensar em ações para não se precipitar. “É preciso que cada empresa conheça o seu público e se prepare para que o estoque não falte. A entrega deve ser rápida e o atendimento pontual”, sublinha o CEO da Magis5.

Para não sair atrás da concorrência, vale criar expectativa com gatilhos mentais. Como o de antecipação, do tipo “aguarde”, desde que as ações cumpram com aquilo que for ofertado. “Outra dica é acompanhar os preços desde agora e monitorar as variações ao longo dos dias para ver se realmente compensa comprar antes ou esperar”, ressalta Claudio.

“Para ter mais sucesso na Black Friday, é preciso investir em estratégias pensadas nas necessidades do seu público-alvo e elaborar métodos para se diferenciar dos concorrentes. Os dados da pesquisa apontam que além de preços mais baixos, fatores como frete, agilidade, múltiplas opções de produtos e confiança no momento da venda são questões que influenciam na tomada de decisão de compra do cliente”, diz Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços.

Saiba mais: Lojistas se prepararam para a Black Friday

Jornalista e empreendedor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.