sábado, 27 de abril de 2024
Programa facilita renegociação de dívidas

Programa facilita renegociação de dívidas

Programa federal vai oferecer condições especiais a pessoas físicas, micro, pequenas e grandes empresas para a quitação de tributos junto à Receita Federal.

16 de janeiro de 2023

O Programa Litígio Zero, lançado pelo governo federal, irá oferecer condições especiais a pessoas físicas, micro, pequenas e grandes empresas para a quitação de tributos junto à Receita Federal. Cortes nos juros e multas, redução dos valores devidos e outras facilidades estão previstas na medida, oficialmente denominada Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal (PRLF).

As adesões estarão abertas no período de 1º de fevereiro a 31 de março deste ano. Há benefícios específicos para os diferentes públicos. Pessoas físicas, micro e pequenas empresas com dívidas de até 60 salários mínimos (R$ 78.120) vão contar com desconto de até 50% sobre o valor do débito (tributo, juros e multa) e prazo de 12 meses para pagamento.

Empresas com dívidas acima de 60 salários mínimos (R$ 78.120) terão desconto de até 100% sobre o valor de juros e multas. Também poderão utilizar Prejuízo Fiscais (PF) e Base de Cálculo Negativa (BCN) de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para abater as dívidas. O prazo de pagamento será de até 12 meses.

Crédito

Ao sanear pendências com a Receita, os contribuintes resgatam também a capacidade de obter crédito no mercado. No caso de empresas, a resolução dos débitos melhora o perfil de seus balanços. O programa contempla, ainda, o instrumento da transação para pequeno valor, envolvendo os créditos de até 60 salários mínimos que tenham como contribuinte pessoa natural, microempresa ou empresa de pequeno porte.

Outra novidade é a ampliação do limite de alçada, de 60 para 1 mil salários mínimos. Isso significa que para os processos, considerados de baixa complexidade, serão processados no âmbito das Delegacias da Receita Federal de Julgamento, em primeira e segunda instâncias.

Saiba mais: Quase 220 mil empresas goianas estão no vermelho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.