sábado, 27 de abril de 2024
Cinco tendências para o mercado de veículos

Cinco tendências para o mercado de veículos

As mudanças no mercado automotivo em 2 anos foram maiores e mais rápidas que todas as registradas na década anterior. Confira as tendências para os próximos anos.

18 de janeiro de 2023

Concessionárias serão cada vez menores e mais modernas

O Brasil tem a sexta maior frota de veículos do mundo, ficando atrás dos EUA, China, Japão, Rússia e Alemanha. Mas o mercado automotivo brasileiro vem sofrendo com queda de vendas e problemas na cadeia de produção desde o início de 2020. Por outro lado, as mudanças que aconteceram nesse segmento nos últimos dois anos foram maiores e mais rápidas que todas as registradas na década anterior.

De acordo com o vice-presidente da Fenabrave, Luís Antônio Sebben, o mercado se transformou rapidamente devido, principalmente, à mudança brusca no comportamento do consumidor durante e pós-pandemia. “O cliente passou por uma transformação digital brusca que não teve volta”, diz.

Sebben explica que, em 2021 e 2022, as motos foram as grandes responsáveis por segurar o mercado em pé, com a queda no número de empregos formais e o aumento da procura por veículos de delivery. Para 2023, ele prevê um aumento tímido da indústria automobilística brasileira, algo em torno de 3% a 5%. “Dependemos muito do novo governo. Se a política econômica for bem conduzida, esperamos um número ainda melhor”, frisa.

Otimismo

De acordo com o professor de Engenharia Mecânica da Universidade Positivo, Tulio Paim Horta, um aumento na procura por novos veículos também é esperado para os próximos meses. “Acredito que, no Brasil, carros econômicos e que possam de alguma forma agregar valor, como no caso dos carros para Uber ou com caçamba, irão liderar as vendas”, diz.

“Ainda que seja difícil prever o comportamento do mercado no futuro, este ano tem potencial para uma melhoria mais rápida na produção, nas vendas e uma normalização mais rápida nos preços”, ressalta Sebben.

Segundo pesquisa do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas, o setor automotivo e de transporte será um dos três mais impactados pela tecnologia em 2023. Segundo especialistas, cinco tendências devem acontecer no mercado brasileiro de veículos. São elas:

1) Tecnologia e conectividade

A tecnologia redefinirá a experiência de dirigir, por meio de veículos mais seguros, customizados e inteligentes, criando verdadeiros computadores sobre rodas. Podemos esperar ainda mais tecnologia, transparência de informações e conectividade para 2023, com carros elétricos, híbridos e por assinatura ganhando espaço.

2) Novas concessionárias

Se antes as concessionárias precisavam dispor de vários modelos de veículos, hoje, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar a concorrência. Migrar a jornada do cliente para o digital vai trazer facilidades e incremento na experiência do comprador que, com o catálogo on-line, não precisa mais bater perna e pode comprar seu próximo carro de qualquer lugar.

Mas a jornada totalmente digital deve amadurecer nos próximos anos antes de passar a ser a principal forma de se comprar um automóvel. O fato é que a pandemia e o avanço dos serviços digitais mudaram a forma de vender carros e as concessionárias precisam se reinventar. Caminham para instalações menores, mais modernas e atualizadas. Mas as concessionárias ainda terão papel decisivo na experiência do test drive e na entrega das chaves.

3) Menor burocracia

Com o avanço da tecnologia, os processos burocráticos em cartórios, como registros de veículos, estão cada vez mais rápidos.

4) Locação por horas

Uma iniciativa inovadora já está presente em diversas capitais brasileiras é a locação por hora. O V1, braço da Vix Logística, um dos maiores players do setor no país, é um serviço inédito de aluguel de veículos 100% digital por diversos períodos, inclusive meia-diária, algo raro dentre as locadoras tradicionais.

Nestes casos, o processo de locação é muito simples: após o download do app e cadastro inteiramente on-line, o cliente já pode selecionar a modalidade de aluguel e o período de contratação. Após o cadastramento de um cartão de crédito válido, o aluguel é efetuado.

Em seguida, basta encontrar o veículo no ponto de coleta selecionado, escanear o QRCode localizado no parabrisa e abrir a porta do carro via bluetooth direto do celular.

5) Híbridos e elétricos

Quando se fala em veículos elétricos, o Brasil ainda caminha a passos lentos, mas tem potencial para acelerar. Um cenário possível é que, com estímulo vindo principalmente do setor privado, agências de fomento e pequenos incentivos do Estado, em 2035 é possível que 30% da frota no país já sejam de veículos elétricos. Mas, antes disto, deve crescer com maior força a produção de veículos híbridos (combustão e eletricidade).

Retomada dos importados

Fenabrave aposta na recuperação das vendas de veículos importados, que em 2022 tiveram grande queda, principalmente em função do aumento do câmbio e de um rescaldo da falta de componentes eletrônicos.

Saiba mais: Vendas de motos crescem e de carros caem Goiás

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Cinco tendências para o mercado de veículos”