domingo, 28 de abril de 2024
Confira os 5 negócios que mais abrem em Goiás

Confira os 5 negócios que mais abrem em Goiás

EMPREENDER EM GOIÁS levantou os cinco tipos de negócios que foram mais abertos no Estado em 2022.

11 de fevereiro de 2023

Empresas de consultorias estão entre as preferidas para iniciar negócios em Goiás

Para quem está querendo empreender, acompanhar as tendências de negócios pode ajudar a tirar ideias do papel. Para isso, é importante estar de olho nas mudanças de mercado, comportamento do consumidor e novas necessidades. Com objetivo de ajudar na sua jornada de empreendedorismo, o EMPREENDER EM GOIÁS (EG) solicitou à Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) a relação dos cinco negócios mais procurados e o número respectivo de empresas abertas nestes setores em 2022 e as tendências para 2023.

Na liderança, estão os serviços combinados, ou seja, aquelas empresas que ajudam outras a continuarem abertas: contadores, consultorias, entre outras. Em segundo lugar, destaque para o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, um dos setores que mais crescem no Estado. As holdings de instituições não-financeiras ficaram na terceira posição. São aquelas empresas dedicadas a proteger o capital, o patrimônio. “Por ser algo muito novo, acredito que não deva se manter em grande número de aberturas por muito tempo”, prevê o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.

As atividades médicas estão em quarto lugar. “Isso demonstra uma tendência de mercado ligada à necessidade do ser humano de ter o mínimo de saúde para continuar trabalhando, levando-se em conta que nem todos possuem um plano de saúde particular. Isso abre espaço para abertura de empresas de serviços ambulatoriais que atendem por valores mais baixos”, explica.

O comércio varejista de restaurantes e similares fecha o ranking top 5 dos negócios mais abertos em 2022 no Estado. Na opinião de Euclides Barbo, trata-se de um fenômeno interessante. Com o pós-pandemia, lembra, as pessoas voltaram a circular mais nas ruas e isso reflete diretamente na abertura de empresas ligadas ao comércio e à prestação de serviços.

Tendências

Sobre as tendências para 2023, Euclides Barbosa argumenta que os segmentos que mais abrem empresas variam muito pouco, geralmente alteram apenas a ordem. “Uma tendência que esperamos em 2023 é que seja mantido o número de mais de 30 mil novas empresas abertas a cada ano, como aconteceu em 2021 e 2022”, frisou.

Segundo ele, as pessoas preferem cada vez mais se regularizar e ter empresas atuantes no mercado. “Por isso, a Juceg vai continuar facilitando a vida do empreendedor com a celeridade e a qualidade dos serviços para fazer a diferença pra que as pessoas saiam da informalidade.”

Por isso mesmo, na sua opinião, agora, o cenário se baseia em um empreendedorismo por oportunidade. Com o reestabelecimento do comércio, da indústria, da prestação de serviços e um maior número de pessoas na rua, tudo isso leva os empreendedores natos a buscarem se reestabelecer.

Negócios mais abertos em 2022:

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (1.434 empresas)
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (940 empresas)
  • Holdings de instituições não-financeiras (882 empresas)
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas (835 empresas)
  • Restaurantes e similares (811 empresas)

Leia também: 15 negócios para abrir em casa e com pouco dinheiro

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.