segunda-feira, 29 de abril de 2024
ANP habilita usina de etanol de milho em Acreúna

ANP habilita usina de etanol de milho em Acreúna

A usina goiana produzirá diariamente até 120 mil litros e é o primeiro investimento da Gem Alimentos na produção de etanol.

27 de fevereiro de 2023

A produção de etanol a partir do cultivo de milho registra alta no mercado brasileiro

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) habilitou a planta de etanol de milho do grupo Gem, em Acreúna (GO). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (23/2). A usina goiana produzir diariamente até 120 mil litros de etanol hidratado e representa o primeiro investimento da Gem Alimentos na produção de etanol. A companhia atua com a comercialização de produtos de milho, oriundos de moagem, laminação e modificação de amido.

De acordo com o acompanhamento de obras da ANP, a planta começou a ser construída em fevereiro de 2020 e tinha previsão de conclusão em novembro de 2021. No final daquele ano, foi realizada uma vistoria na unidade e, ao longo de 2022, a empresa deu sequência ao processo de autorização junto à agência, com o envio de documentos e análises adicionais que foram solicitadas.

Em alta

A produção de etanol a partir do cultivo de milho registra alta no mercado brasileiro. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), desde a safra de 2017/18, com a instalação de indústrias totalmente dedicadas ao processo, a produção nacional passou de 520 mil de metros cúbicos para 4,5 milhões de metros cúbicos (ou 4,5 bilhões de litros) na safra 2022/23.

É um crescimento próximo de 800%. A expectativa é de chegar a 10 bilhões de litros até 2030 e aumentar a participação no mercado nacional de etanol de 15% para 20%, de acordo com a União Nacional do Etanol de Milho (Unem). O etanol de milho é uma alternativa no segmento de combustíveis. Existem 18 usinas de etanol de milho em operação em quatro Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Vantagens

De acordo com o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo, a produção é regionalizada, resultando em emprego e renda local. “E tem milho adaptado para todas as situações de clima e solo no Brasil. Tem milho para o Rio Grande do Sul, para o Paraná, para Mato Grosso, Goiás. Então é possível fazer essa usina em qualquer lugar do Brasil”, diz.

Bomtempo explica ainda que o milho tem a vantagem de ser um insumo durável, pois pode ser armazenado o ano inteiro. A produção de cana-de-açúcar, por outro lado, é sazonal, com uma safra que dura cerca de oito meses, além de possuir restrições ao plantio em clima frio. “No caso da cana, a usina fica ociosa durante um certo período do ano porque não tem matéria-prima disponível para fazer etanol. Com o milho é possível produzir o ano todo porque ele pode ser armazenado por período mais longo”, afirma.

Saiba mais: Usina de etanol de milho entra em fase de testes em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.