domingo, 28 de abril de 2024
Sebrae projeta 2 milhões de atendimentos em Goiás

Sebrae projeta 2 milhões de atendimentos em Goiás

O Sebrae Goiás possui 102 pontos de atendimentos e quer ampliar para 150, em todas as regiões do Estado.

14 de março de 2023

Diretoria do Sebrae-GO: meta é bater novo recorde de atendimentos neste ano

Atingir 2 milhões de atendimentos aos donos de micro e pequenos negócios em todos os 246 municípios do Estado. É a maior meta do Sebrae Goiás para os próximos quatro anos. As diretrizes foram anunciadas na manhã desta terça-feira (14/3) pela diretoria da instituição. No Estado, existem cerca de 2,9 milhões de potenciais empreendedores que o Sebrae quer apoiá-los. O objetivo é garantir maior movimentação da economia, com a melhoria do ambiente de negócios e geração de empregos e renda.

Atualmente, o Sebrae Goiás possui 102 pontos de atendimentos e quer ampliar para 150, em todas as regiões do Estado. Nos próximos quatro anos, vai levar atendimento (informações, capacitações e consultorias) aos empreendedores através da Caravana Empreender com Você e do programa Cidade Empreendedora. Além de ampliar os pontos fixos e as parcerias com prefeituras e entidades classistas.

Outra meta é ministrar cursos em escolas e levar novas tecnologias para a digitalização dos pequenos negócios e abertura de novos mercados via internet. Destaque também para o Sebrae no Metaverso, que visa demonstrar as tendências relacionadas ao mundo da inovação e as novas formas de geração de negócios.

Desafios

O superintendente da entidade, Antônio Carlos de Souza, cita que uma em cada quatro empresas fecha as portas antes de completar quatro anos de existência. Principais motivos: falta de conhecimento de gestão, carência de mão de obra, o ambiente não favorável e dificuldades ao crédito e ao mercado consumidor.

Por isso, afirma Antônio Carlos, “é fundamental que o Sebrae Goiás esteja mais próximo ao empreendedor”. Atualmente, 70% dos atendimentos da instituição são presenciais e 30% em formato virtual. No ano passado, 89% dos recursos do Sebrae foram aplicados na atividade fim. Ou seja, no atendimento ao empreendedor. Aliás, em primeiro lugar no ranking nacional, com apoio a 138 mil pequenas empresas em operação no Estado, um recorde histórico.

Em Goiás, 94% do total de empresas (cerca de 700 mil) é de pequenos negócios. Empregam 768 mil pessoas e representam 35% do Produto Interno Bruto (PIB) goiano. São 1,6 milhão de empreendedores, com mais de 18 anos de idade. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-GO, José Mário Schreiner, enfatiza que o objetivo da instituição é amparar o pequeno empresário goiano, oferecendo “soluções práticas e eficazes para empreender com sucesso”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.