domingo, 28 de abril de 2024
Mais de 2 mil lojas fecharam as portas em Goiânia

Mais de 2 mil lojas fecharam as portas em Goiânia

Fechamento atinge 45% das lojas em regiões comerciais de Goiânia, segundo Sindilojas em pesquisa realizada sobre 4,5 mil pontos da capital.

2 de maio de 2023

Levantamento do Sindilojas-GO dá a verdadeira dimensão de um dado visível no dia a dia: o alto índice de fechamento de lojas em Goiânia. De 4.532 pontos comerciais em grandes avenidas da capital, 2.043 encerraram as atividades. Em suma: esse número corresponde a 45% do total dos estabelecimentos. Foram pesquisados o comércio das Avenidas como Anhanguera, Araguaia, Tocantins, Mutirão, Rua 74, Independência, Rio Verde, Assis Chateaubriand, 24 de Outubro e Bernardo Sayão.

Entretanto, este número tende a ser maior. “A contagem aconteceu no final de fevereiro. Acreditamos em um aumento de 5% a 10% nesses dois meses”, revelou ao EMPRENDER EM GOIÁS (EG) o presidente do Sindilojas, Cristiano Caixeta. Somadas a mais de 2,5 mil pontos comerciais na região da Rua 44, o levantamento considera que no total 4.543 lojas fecharam na capital. De acordo com a entidade dos lojistas, representa um impacto de R$ 2,1 bilhões na redução da movimentação econômica de Goiânia. Além da perda de 15 mil postos de trabalho. O economista Aurélio Troncoso certificou o levantamento, com margem de erro de 2%.

Motivos

Entre os principais fatores, o Sindilojas destaca o crescimento das lojas virtuais, a alta tributação, o crédito caro, além da inflação e aluguéis altos. Diante desse quadro, considerado alarmante, o Sindilojas realizará, de forma emergencial, um trabalho de capacitação para colaboradores e também para os próprios lojistas. “Percebemos que a desqualificação atinge tanto os colaboradores como os empresários, que não souberam lidar com esse cenário, que acontece desde o isolamento na pandemia de Covid-19”, diz.

Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), Valdir Ribeiro diz que a queda nas vendas, o aumento da inadimplência, a inflação e juros provocaram uma pulverização do comércio. “É comum, no interior, que grande parte das lojas se concentrem em algumas avenidas comerciais. Mas o que temos visto é que elas se espalharam também pelos bairros, muitas em tamanhos bem reduzidos”, explica. Um dos motivos, aponta Valdir, é o alto valor dos aluguéis. “Muitos não conseguiram mesmo continuar com as portas abertas”, constata.

Interior

No interior de Goiás também há motivo para preocupação. O Sindilojas consultou 61 entidades no interior. Embora 60% tenham apontado melhora no desempenho do comércio em suas localidades, 18% sinalizaram piora nas vendas e fechamento de lojas. Por exemplo, em Niquelândia e Bela Vista, o relato é de que 5% das lojas fecharam as portas. Em Posse, de 4%.

Cristiano Caixeta pontua que a entidade está sempre atuando junto às administrações estadual e municipal para buscar soluções. “É preciso fazer algo com urgência para modificar essa situação”, defende. “Precisamos de ações urgentes, entre elas, a revitalização do Centro, com a qual a Prefeitura de Goiânia acenou”, diz.

Leia também: Loja da Tok&Stok será mantida (por ora) em Goiânia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

3 thoughts on “Mais de 2 mil lojas fecharam as portas em Goiânia”

  1. Edmilson Alves de Souza disse:

    Bom dia
    Essa matéria é pontual e da maneira que é colocada me parece que a intenção é culpar o novo governo federal, eu conheço bem os locais citados na matéria e sabemos desde muito tempo os problemas que afetam o comércio de rua, falta de estacionamento e de segurança dentre outros, por fim a grande maioria dos consumidores hoje preferem o comércio eletrônico.

  2. Uziel disse:

    Impossível fazer algo que vai reverter essa situação, temos que começar a aceitar a nossa derrota e encarar a realidade, isso é só o começo, a inteligência artificial vem chegando pra acabar de vez com os seres humanos, e quem quiser tentar escapar corra pra roça e vai plantar o que comer pois essa de viver bem já foi já era, outra solução pra poucos e não muitos, e se adaptar o mais rápido possível e entrar no mundo digital de vez, pois o espaço é pequeno não vai caber todo mundo, ou cabe porém só alguns vai se destacar

  3. atila souza disse:

    Uziel você fumou maconha estragada Filho???
    Nunca estudou a História do Brasil e todos os Anos, Afim de saber que a economia possui muita Oscilação, o que tem que mudar para melhorar o Comércio:
    1° reduzir os valores cobrados dos alugueis que são altíssimos: Nisso pequenos empreendedores conseguiriam abrir com mais facilidade suas lojinhas, empregando mais pessoas e fazendo o dinheiro ter Giro

    2° recebimento da capitalização para aplicar em novas escolas com Professores do mercado financeiro para ensinar a maioria do povo Brasileiro a aprender empreender, alavancar o comércio tanto na Área Física, como na Digita que hoje em dia é muito Grande
    Ensinar o Povo Brasileiro a Votar Realmente em um presidente que não só abaixe o valor da comida e da Gasolina, enquanto eles roubam o dinheiro suado de Uma mãe de Familia ou de um Pai de Familia que acorda cedo e vai trabalhar o dia todo para ganhar Um Salário de 1,380,00
    para devolver esse Salário para o Governo em forma de Imposto na Agua, na Energia
    Que pelo menos quando eles recebem os Imposto Invista Realmente em :
    Conhecimento
    Segurança
    Hospitais
    Vagas de Emprego Públicos

    3° Governo fundar novas Instituições para promover pessoas com Ideias Inovadoras que consigam aplicar o Dinheiro Publico para Gerar Novas rendas para o Próprio povo brasileiro

    4° USA um dos mais desenvolvidos, porque o Governo não pega o dinheiro dos Norte Americanos e some com ele, Mais sim Investe na População:
    Anda lá nos Estados Unidos 2 semanas com seu Celular na Rua, que te garanto que ninguém coloca a mão, porque realmente eles Investem na segurança