sábado, 27 de abril de 2024
Goiás gera quase a metade dos empregos do Centro-Oeste

Goiás gera quase a metade dos empregos do Centro-Oeste

No acumulado de janeiro a abril deste ano, já foram gerados 47,5 mil novos empregos no mercado de trabalho formal em Goiás.

31 de maio de 2023

No mês passado foram gerados 11,9 mil empregos novos em Goiás, com 77,7 mil contratações e 65,8 mil desligamentos. É praticamente a metade do saldo de novos postos de trabalho em todo o Centro-Oeste. Segundo os dados do Caged, divulgados nesta quarta-feira (31/5) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Na região, o saldo foi de 25 mil novos empregos criados em abril. Portanto, 47,6% deste total foram gerados em Goiás.

No acumulado de janeiro a abril deste ano, já foram gerados 47,5 mil novos empregos no mercado de trabalho formal em Goiás. Na Região Centro-Oeste, foram 108 mil novos postos. O que mais uma vez mostra o destaque do mercado goiano na criação de novas oportunidades de trabalho, comparado com os resultados de Mato Grosso (24,6 mil novos postos), Mato Grosso do Sul (18,5 mil) e Distrito Federal (17,3 mil).

Por segmento econômico, os que mais geraram empregos em Goiás no mês passado foram serviços (3,8 mil postos), indústria (2,8 mil), construção (2,5 mil) e agricultura (2,3 mil). Já o comércio goiano registrou a criação de apenas 394 novas vagas em abril.

Brasil

O Brasil também registrou saldo positivo na criação de postos de trabalho com carteira assinada em abril. Segundo a diferença entre o número de contratações e de demissões ficou em 180.005. Apesar do saldo positivo, o número representa uma queda de 12,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 205.499 postos de trabalho foram criados.

Já do início do ano até abril, foram criados 705.709 postos de trabalho com carteira assinada, uma queda de 14,51% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os estados, apenas Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba tiveram saldo negativo. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram os maiores saldos somando mais de 100 mil vagas com carteira assinada.

O salário médio de admissão subiu de R$ 1.971,11 em março para R$ 2.015,58 em abril.

Saiba mais: Desemprego fica abaixo de 7% em Goiás

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.