segunda-feira, 29 de abril de 2024
Fábricas da JBS geram energia a partir de metano

Fábricas da JBS geram energia a partir de metano

A primeira fase da iniciativa contempla as nove maiores unidades da Friboi, inclusive a instalada em Mozarlândia (GO).

21 de junho de 2023

A JBS está instalando biodigestores para dar um novo destino ao metano emitido em suas operações industriais. Com isso, vai produzir biogás, uma energia renovável e limpa. A primeira fase da iniciativa contempla as nove maiores unidades da Friboi. Reduzirá 24,6% as emissões escopo 1 de todas as atividades da empresa no Brasil. Com investimento de R$ 54 milhões, trata-se do maior projeto do tipo na indústria de proteína no País.

Os biodigestores vão capturar o gás metano emitido pelas operações da companhia e transformá-los em biogás. É um combustível limpo que vem ganhando espaço no contexto da transição energética global para uma matriz de baixo carbono. Um uso é para a geração de vapor nas caldeiras das unidades, substituindo a biomassa. Além de fonte para geração de energia elétrica e coo combustível para frota da JBS em substituição ao diesel ou em sistema hibrido.

Neste primeiro momento, o projeto será implementado até junho. Serão em nove fábricas da Friboi em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. As unidades de Andradina (SP), que já contava com um sistema de biodigestor desde 2021. Já Campo Grande I (MS), Lins (SP), Mozarlândia (GO) e Ituiutaba (MG) já tiveram as suas obras concluídas. As demais estão em fase final de implantação.

Volume

A captura de metano nas nove unidades da Friboi permitirá a produção de aproximadamente 80 mil metros cúbicos por dia (m³/d) de biogás. Esse volume é suficiente para fornecer gás natural para mais de 190 mil famílias com um consumo médio de mensal de 11,7 m³/mês. Também pode abastecer 31 mil carros a gás natural veicular (GNV) que rodam em torno de mil quilômetros por mês. Ou 300 caminhões a GNV que percorram o equivalente a 100 mil quilômetros por dia.

Além do uso nas operações da JBS, o biogás também poderá ser comercializado para terceiros. Como as distribuidoras estaduais de gás canalizado ou indústrias que desejam fabricar produtos a partir do gás natural de forma mais sustentável. Uma outra possibilidade é a conversão do energético em biometano para o uso como combustível em veículos movidos a GNV. Uma terceira alternativa em avaliação é o uso do biogás como fonte para projetos de geração distribuída de energia elétrica para abastecimento de instalações do Grupo.

Leia também: JBS terá maior fábrica de carne de laboratório do mundo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.