Mais três rodovias estaduais receberão investimentos do Fundo em pavimentação e reconstrução: trechos da GOs 080, 040 e 319.
Mais três rodovias estaduais receberão investimentos em reconstrução e pavimentação em Goiás. É o que o Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) aprovou nesta segunda-feira (26/6), em reunião na sede da OCB/GO. São elas: trecho de 42,2 quilômetros da GO-080, entre Barro Alto e Goianésia; 43 quilômetros da GO-040 entre Bom Jesus e São Domingos (Goiatuba); e 35 quilômetros da GO-319 entre Castelândia e Quirinópolis.
O custo estimado para a realização destas três obras é de R$ 192,3 milhões. O Conselho Gestor já autorizou também pavimentação, duplicação ou reconstrução de trechos das GOs 174, 401 e 309, no total de R$ 218,7 milhões. Ou seja: as obras autorizadas e que serão bancadas pelo Fundeinfra somam R$ 411 milhões até o momento.
Criado no final do ano passado e bancado com contribuições do setor agropecuário goiano, o Fundo já arrecadou neste ano R$ 587,3 milhões. A estimativa do secretário estadual Pedro Sales (Seinfra), é que a arrecadação em 2023 some R$ 1,076 bilhão. Para 2024, R$ 1,2 bilhão. “Acreditamos em maior crescimento da economia, principalmente quando começar o processo de redução dos juros no País”, frisou.
O Sistema OCB/GO apresentou na reunião do Conselho Gestor quatro novos pedidos de obras de pavimentação e um de duplicação na malha rodoviária estadual. São elas: trecho de 65 quilômetros na GO-341, entre o trevo da GO-456 até a BR-153; trecho de 46 quilômetros da GO-220, no trecho da 040 até Perolândia; 33 quilômetros da GO-194, entre o trevo do Rio Matrinchã até a Ponte Branca; 53 quilômetros da GO-461, entre o trevo do Rio Matrinchã até a GO-221; e a duplicação da GO-174, que atenderá aos produtores, cooperativas e empresas de Rio Verde e desafogará o acesso à Tecnoshow, maior feira do agro do Centro-Oeste.
O custo estimado desses projetos é de aproximadamente R$ 440 milhões. Essas demandas passam agora para a fase de contratação de projetos de engenharia e de viabilidade econômica. Na próxima reunião do Conselho Gestor do Fundeinfra, em agosto próximo, devem ser analisadas e aprovadas as execuções das suas obras.
Segundo explicou o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, as rodovias que receberão as obras são importantes para dar maior competitividade ao agronegócio. Além de garantir mais segurança aos motoristas e passageiros, principalmente no Sudoeste Goiano. “Essas rodovias cumprem uma importante interligação na cadeia do agronegócio na Região Sudoeste. Onde as cooperativas estão presentes em mais da metade da produção agrícola”, frisou.