domingo, 28 de abril de 2024
BYD fica surpresa com vendas de carros elétricos em Goiânia

BYD fica surpresa com vendas de carros elétricos em Goiânia

O crescimento das vendas dos veículos chineses tem sido entre 30% a 40% ao mês na capital e Eurobike vai abrir concessionária em Rio Verde.

15 de agosto de 2023

Roberto Cury: “Poderíamos vender mais se tivéssemos carros disponíveis para isto”

A multinacional chinesa BYD se mostra surpreendida com as vendas dos seus carros elétricos em Goiânia. Segundo a Eurobike, revendedora da marca na capital goiana, a taxa de crescimento fica entre 30% a 40% ao mês. “Devemos fechar este ano com mais de 300 veículos comercializados em Goiânia. E poderíamos vender mais se tivéssemos carros disponíveis para isto”, afirma o diretor da Eurobike, Roberto Cury.

A inauguração da concessionária da BYD em Goiânia aconteceu em outubro do ano passado. E a Eurobike já tem planos de abrir uma segunda loja em Goiás. Desta vez, em Rio Verde. “Temos vendido para muitos clientes de Rio Verde, uma região próspera por causa do agronegócio goiano. E uma novidade é que devemos abrir a concessionária no maior shopping center da cidade”, afirmou Cury.

Considerado ainda um mercado premium, os carros elétricos da BYD começam pelo preço de R$ 149,8 mil e podem passar de R$ 500 mil, dependendo do veículo. A versão mais popular da marca foi lançada recentemente. Trata-se do hatch compacto Dolphin EV, que concorre com o Renault Kwid E-Tech, Chery iCar e JAC E-JS1. Contudo, tem dimensões maiores, design melhor elaborado e apresenta maior qualidade de acabamento.

Segundo a Eurobike, em Goiânia a fila de espera para comprar um modelo deste pode demorar hoje três meses.

Fábricas no Brasil

Para afastar desconfiança em relação à qualidade da marca chinesa, a fábrica dá garantia de oito anos para seus veículos, incluindo as baterias. Além disso, deve iniciar em breve a produção de seus carros elétricos no Brasil. Mais precisamente em três fábricas na Bahia, com investimentos de R$ 3 bilhões. O que também pode reduzir os preços final ao consumidor. Segundo executivos da montadora chinesa, a meta da BYD é oferecer veículo elétrico a partir de R$ 100 mil.

Criada em 1995 na China, a BYD começou na geração de energia solar e mobilidade elétrica. O nome é das iniciais da expressão em inglês “Build Your Dreams”, que significa “construa seus sonhos”. A multinacional chinesa começou a operar no Brasil ainda em 2015, mas como fabricante de ônibus elétricos, em Campinas (SP). Dois anos depois, começou a produzir módulos fotovoltaicos. Em 2020, em Manaus, começou a produzir baterias de fosfato de ferro-lítio.

Entretanto, a BYD já fabrica veículos elétricos há muito tempo. Aliás, em julho do ano passado, desbancou a americana Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo com a produção anual de quase 2 milhões de carros.

Saiba mais: Venda de carros eletrificados dobra neste ano em Goiás

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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