sábado, 27 de abril de 2024
Startups: 10 desafios para vingarem no mercado

Startups: 10 desafios para vingarem no mercado

Em um caminho que envolve muita tecnologia e cultura empreendedora, são muitos os desafios e dores a serem enfrentados pelas startups.

15 de agosto de 2023

Apesar do “glamour” que envolve o nome startup, na vida real nem tudo são flo-res, diz Marilucia Pertile

Inovação e escalabilidade são características comuns às startups, empresas que normalmente estão em um estágio inicial de desenvolvimento. Mas querem levar ideias inovadoras rapidamente para o mercado. Em um caminho que envolve muita tecnologia e cultura empreendedora, são muitos os desafios e dores a serem enfrentados. Entre eles a falta de recursos financeiros e a intensa concorrência.

Para Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e co-fundadora da Start Growth, é importante entender que apesar do “glamour” que envolve o nome startup, na vida real nem tudo são flores.

“As pessoas estão rodeadas por startups e, muitas vezes, nem sabem. Empresas como Nubank, Uber e Ifood fazem parte do dia a dia de muitos e começaram como negócios que buscavam escalar através do uso de muita tecnologia. Mas quantos desafios tiveram que vencer? Nem sempre se conhece essa parte”, diz.

A especialista explica que cada startup é única e tende a enfrentar dores diferentes ao longo do processo. Por isso é importante contar com orientação certa, uma equipe resiliente e muita versatilidade para adaptar rapidamente planos de negócios e aproveitar oportunidades. “Startups têm uma cultura muito própria que é voltada a objetivos rápidos e escaláveis. É preciso atenção a detalhes, rapidez de adaptação e contar com orientação adequada ao longo do tempo para minimizar riscos e conseguir mais resultados “, afirma.

Confira dez desafios comuns às startups:

Falta de recursos

Boa parte das startups têm recursos financeiros limitados, especialmente se não contam com nenhum investidor anjo ou fundo que decida investir no negócio. Nesse caso, pode ser mais difícil aprimorar o produto, contratar pessoas ou pôr em prática uma boa estratégia de marketing.

Intensa concorrência

Um cenário extremamente competitivo faz com que seja mais complicado conquistar mercado, investidores e construir uma base sólida de clientes.

Gestão de talentos

Startups precisam de bons profissionais que tenham conhecimento e motivação para enfrentar os diversos desafios que uma empresa que ainda está crescendo – e em ritmo rápido – precisa. As contratações nem sempre são fáceis em razão da disputa por candidatos e de questões financeiras.

Escalar

É o principal objetivo de uma startup e também uma das maiores dores, já que nem sempre é fácil escalar de forma eficiente.

Riscos tecnológicos

Dependendo da área de atuação, uma startup pode ter que lidar com grandes desafios relacionados ao desenvolvimento de softwares e segurança, especialmente se forem fintechs, insurtechs e afins.

Fluxo de caixa saudável

Muitas vezes uma startup começa com recursos financeiros que parecem suficientes, porém eles terminam antes do esperado. Neste cenário, torna-se difícil manter um fluxo de caixa saudável e é preciso agir rápido e pensar em alternativas.

Questões legais

Nem sempre a legislação estará adaptada suficientemente para que o negócio de uma startup possa caminhar no ritmo desejado. Diversas vezes será preciso lidar com burocracias e regulamentações engessadas ou complexas.

Aquisição de clientes

Em um cenário de grande concorrência e, muitas vezes, poucos recursos financeiros, se torna desafiador conseguir clientes.

Criar demanda

Quando a startup está inovando e tentando mudar o status quo, é preciso trabalhar para que o público em potencial entenda essas mudanças e perceba que existe uma necessidade de aceitá-las.

Adaptação a mudanças no mercado

O mercado pode mudar em um piscar de olhos, de forma que as startups precisam ser rápidas para se adequar e ajustar estratégias, mesmo sem ter, muitas vezes, recursos financeiros ou tecnológicos para isso.

Leia também: Governo lança segundo programa para startups goianas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.