sábado, 27 de abril de 2024
Competitividade: Goiânia perde 50 posições

Competitividade: Goiânia perde 50 posições

A capital goiana recuou 50 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, do CLP, e perdeu a liderança no Centro-Oeste.

24 de agosto de 2023

Goiânia perdeu também a liderança no Centr-Oeste no ranking de competitividade

Goiânia recuou 50 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com isso, perdeu a liderança no Centro-Oeste. O estudo abrange 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que correspondem a 60,1% da população brasileira. É composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos. Na edição deste ano, a capital goiana ganhou nota média de 52,92 pontos. Isto a colocou em 138º lugar no ranking geral e 2º no Centro-Oeste, perdendo a liderança na região para Campo Grande (MS). E ficou muito próxima também de ser ultrapassada por Cuiabá (MT), a 3ª colocada no Centro-Oeste.

Dos 410 municípios do estudo, apenas 31 são do Centro-Oeste. Segundo o CLP, isso se caracteriza como de desempenho mediano, comparando-se aos resultados médios municipais das outras regiões do país. Na média, um município da região Centro-Oeste ocupa a 255ª colocação no ranking geral (um recuo de 15 posições na média). Município da região com o melhor desempenho no ranking geral, após ultrapassar Goiânia, Campo Grande ocupa somente a 92ª colocação geral, com queda de 3 posições. Mas agora é o único representante do Centro-Oeste entre os 100 municípios do país com melhor desempenho.

Na sequência, tendo recuado 50 posições no ranking geral, Goiânia passou a ocupar a 2ª colocação do Centro-Oeste e a 138ª no geral. Continuando esta análise, Cuiabá (MT), na 139ª colocação, e Rio Verde (GO), na 140ª, completam a lista da região entre os 150 municípios com maior desempenho. Já Catalão (GO) teve o maior recuo de posicionamento: está agora na 286ª colocação, queda de 104 posições.

Últimos colocados

Além disso, dois municípios goianos estão entre os 50 últimos colocados no ranking geral: Novo Gama (GO) e Luziânia (GO). Mas boa parcela dos desempenhos medianos e mais desfavoráveis do Centro-Oeste são ocupados principalmente por municípios de Goiás. Entre eles, o estudo do CLP destaca Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Formosa, Cidade Ocidental, Planaltina e Senador Canedo.

“A busca pela recuperação de performance relativa e por melhorias da competitividade regional deve ser aprimorada via atuação da gestão pública, do setor privado e da população. Para a implementação de medidas que aprimorem a competitividade destes municípios no contexto nacional”, avalia o estudo do CLP.

Melhores colocados

O grupo dos cinco municípios brasileiros melhores posicionados se manteve em relação à última edição do estudo. Porém, com algumas mudanças importantes de posição. Barueri (SP) recuou duas posições e pela primeira vez deixou de ocupar a liderança. Já Florianópolis (SC), após avançar uma posição, se tornou nesta edição o município mais competitivo do País.

Além disso, nota-se avanço de São Paulo (SP), que agora ocupa a 2ª colocação, após avançar 3 casas. Por fim, Porto Alegre (RS) manteve-se na 4ª colocação no ranking geral. Assim, como nas edições anteriores do estudo, ressalta-se que entre os municípios mais competitivos todos pertencem às Regiões Sudeste e Sul do país.

Saiba mais: Goiás avança 2 posições em ranking de competitividade

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.