O objetivo é ampliar a oferta de profissionais qualificados e de soluções tecnológicas para o polo farmacêutico no município.
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) inaugurou o Centro de Competências Farmacêuticas, complexo instalado na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis. Com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais qualificados e de soluções tecnológicas para o polo farmacêutico no município, o segundo maior do país.
Com investimentos de R$ 15 milhões, o objetivo é capacitar 2 mil pessoas por ano em equipamentos de última geração. O novo ambiente faz parte do projeto de expansão da rede de ensino do Sesi e Senai. Estão previstos investimentos de R$ 1 bilhão até 2026 em todo o Estado.
“Hoje é um dia histórico não apenas para a Fieg e para o Senai, mas também para a indústria farmacêutica de Anápolis e de Goiás. Um marco no desenvolvimento de nossas indústrias e na formação profissional daqueles que irão contribuir para alavancar os resultados do segmento farmoquímico”, afirmou o presidente da Fieg, Sandro Mabel.
O complexo terá duas linhas de operação – uma de qualificação e requalificação de colaboradores para as indústrias farmacêuticas e outra de serviços de tecnologia. Serão oferecidas 28 novas capacitações, alinhadas às demandas do setor. E 20 novos serviços de tecnologia e inovação, que abrangem diversas áreas industriais, como química, automação, mecatrônica, eficiência energética e normas regulamentadoras.
“Vamos poder fazer mais e melhor para indústria farmoquímica do Estado. Contribuir com a formação de novos profissionais e a oferta de soluções tecnológicas para o segmento. Além de melhorar a qualidade de vida do trabalhador”, afirmou o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas.
O secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant’Anna Braga Filho, destacou a importância da formação de profissionais para a atração de novos investimentos. “Nossa indústria farmoquímica é forte, dos dez medicamentos mais vendidos no Brasil, ano passado, seis foram produzidos em Anápolis. Precisamos cada vez mais de profissionais especializados para atender à demanda desse importante segmento, que traz tecnologia, inovação e melhores salários”, ressaltou.
Saiba mais: Fieg vai assumir gestão de mais 9 escolas públicas