domingo, 28 de abril de 2024
Confira 7 dicas para vender bem na Black Friday

Confira 7 dicas para vender bem na Black Friday

A Black Friday acontece só em 24 de novembro, mas varejistas já precisam planejar estratégias de venda e marketing.

9 de setembro de 2023

A Black Friday acontece só em 24 de novembro, mas os consumidores já pesquisam meses antes os preços dos produtos que desejam comprar no maior evento promocional do varejo. Esse comportamento foi revelado em estudo de intenção de consumo da Méliuz, com quase 40% dos 1.013 entrevistados declarando fazer cotações de itens de forma antecipada. Do total de entrevistados (1.013), 95% têm intenção de comprar produtos na Black Friday deste ano.

Para Gabriel Loures, diretor de novos negócios da Méliuz, o resultado indica que o consumidor brasileiro está mais atento às compras. “Percebemos um consumidor com um ‘pé atrás’ e que quer garantir o melhor negócio para evitar a ‘Black Fraude’. Apenas 3% das pessoas começam a pesquisar os preços no dia da Black Friday”, diz.

A famosa pesquisa de preço antecipada, segundo Loures, também reforça a intenção de concretizar a compra. “Cerca de 50% dos entrevistados querem comprar itens de desejo, como smartphones, eletrônicos, eletrodomésticos, que têm ticket médio mais alto e exigem uma certa preparação”, avalia. Pesquisa mostra também que cerca de 32% dos brasileiros pretendem gastar mais de R$ 1.000 em itens.

Comércio

Os varejistas já estão planejando suas estratégias de venda e marketing, reforçando estoques e definindo ações para garantir uma boa experiência aos clientes. Contudo, é necessário que eles se preparem de forma apropriada para esse momento: pesquisas indicam que o número de reclamações de consumidores dispara no período de promoções. Atraso na entrega, propaganda enganosa, produto não recebido, estorno do valor e erro ao finalizar a compra são os problemas mais comuns.

Eduardo Marquioli, head de Novos Negócios da Usedesk, startup que oferece plataforma de help desk para pequenos e médios negócios, listou algumas dicas para as lojas prepararem seus negócios e conquistarem clientes. Confira:

1- Invista em tecnologia e treinamento

A tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria da experiência do cliente. Utilize sistemas de atendimento automatizado, como chatbots e assistentes virtuais, para responder prontamente às dúvidas e necessidades dos consumidores. “Entretanto, é essencial que a equipe esteja preparada para intervir quando necessário, garantindo que o atendimento seja humano e eficaz. Portanto invista também em preparar o seu time e treiná-lo para esse momento de aumento de volume de solicitações de suporte”, explica o executivo.

2- Diferencie-se da concorrência

Para se destacar na Black Friday, é fundamental que você conheça profundamente o seu público-alvo e os diferenciais do seu produto. Por isso, colete e analise dados sobre o comportamento e preferências dos clientes. Isso permitirá personalizar as ofertas e criar estratégias mais direcionadas, tornando sua abordagem mais eficiente e atraente.

3- Conheça seu estoque

Nada frustra mais os clientes do que encontrar um produto esgotado durante uma promoção. Antes da Black Friday, faça uma análise detalhada do seu estoque e verifique quais produtos têm maior probabilidade de serem procurados. “Mantenha um equilíbrio entre oferta e demanda, garantindo que haverá produtos suficientes para atender aos pedidos. Mas também evitando um excesso que possa resultar em produtos encalhados”, comenta Marquioli.

4- Otimize a logística e entrega

Garanta que sua cadeia de suprimentos esteja preparada para lidar com um aumento significativo nas vendas. Isso inclui a contratação temporária de funcionários, se necessário, e a otimização dos processos de embalagem e envio. Oferecer opções de entrega rápida e rastreamento confiável aumentará a confiança dos clientes durante as compras.

5- Tenha uma estratégia de marketing

Utilize uma variedade de canais de marketing para alcançar clientes em potencial. Além das mídias sociais e e-mail marketing, considere investir em anúncios pagos e parcerias estratégicas. Lembre-se de adaptar sua mensagem para cada canal, garantindo que ela seja relevante e atraente para o público de cada plataforma. De acordo com o PiniOn, 27% das pessoas realizam pesquisa sobre a Black Friday em sites de buscas, 25% em redes sociais e 24% em sites especializados. Além disso, o estudo informa que os fatores que mais despertam atenção são preço e condições de pagamento (55%) e conhecer novos produtos e serviços (38%).

6- Antecipe possíveis problemas

Com um grande fluxo de tráfego durante a Black Friday, é importante estar preparado para problemas técnicos, como lentidão do site ou falhas no processo de compra. Realize testes de carga e verifique a infraestrutura do seu site com antecedência. Tenha uma equipe de suporte pronta para lidar rapidamente com quaisquer problemas que possam surgir.

7- Pós-venda e relacionamento

A Black Friday não termina com a compra. Mantenha o relacionamento com os clientes após a venda, fornecendo informações sobre o status do pedido e oferecendo suporte pós-venda de forma pró-ativa. Essa atenção contínua pode gerar fidelização e aumentar as chances de recompra.

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