domingo, 28 de abril de 2024
Número de empresas em Aparecida deve aumentar 30%

Número de empresas em Aparecida deve aumentar 30%

Presidente da Aciag, Leopoldo Moreira Neto, fala sobre o crescimento e perspectivas para a economia de Aparecida de Goiânia.

9 de setembro de 2023

“Temos empresas com até 400 funcionários que estão aguardando áreas em Aparecida”, diz Leopoldo

Terceira maior economia do Estado, Aparecida de Goiânia cresce e aumenta sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Atualmente, só nos pólos industriais da cidade, há mais de 1 mil empresas instaladas. Número que vai aumentar 30% quando o Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia Norberto Teixeira (Dianot) estiver em funcionamento. Que deve começar a receber as mais de 300 empresas no final do próximo ano.

Em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG), o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira Neto, fala sobre o crescimento da economia local e as perspectivas para os próximos anos.

Qual a expectativa dos empresários de Aparecida com o lançamento do Dianot, o novo distrito agroindustrial da cidade?

Quando governador Ronaldo Caiado estava em campanha à reeleição, esteve em Aparecida, trouxe os secretários. Fizemos nove pedidos. Ele está cumprindo um a um. A retirada do (presídio) semiaberto foi um dos principais. A duplicação da Avenida Tanner de Melo, também. Assim como a construção da ponte, que vai funcionar como uma alça do anel viário. Nós doamos o projeto básico à Goinfra para agilizar as obras.

Qual a importância de duplicar a avenida e construir ponte?

Essa obra vai funcionar como uma alça do anel viário, retirando caminhões que saem para Senador Canedo e Bela Vista. Vai melhorar muito o fluxo para as empresas, melhorando o trânsito nesse lugar.

No dia do lançamento do Dianot, foi sancionada a lei que reduziu o ITCD em 70% para os empresários do Polo Goiás, um dos distritos mais antigos. Por quê?

Esse foi outro pedido nosso atendido. A questão é que lá se valorizou muito e o pessoal tem escritura, mas não havia o registro, porque ficou muito alto. Porque quando vai pagar o ITCD, avalia-se não só o terreno, mas também a infraestrutura e ficou impagável. Estamos falando de um polo com 180 empresas, que tem 23 mil trabalhadores empregados. Foi importante o governo nos estender a mão.

Por que vocês queriam tanto a retirada do semiaberto do local onde ele estava?

O semiaberto ocupava uma área de 32 mil metros quadrados, bem no centro de uma área total de 24 milhões de metros quadrados, onde já há empresas. Mas sem a retirada do presídio não haveria como instalar o distrito agroindustrial ali. Trata-se de uma área muito estratégica. E é importante dizer que será construído um novo semiaberto, com anuência do Ministério Público e participação da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária.

Qual será a estrutura do Dianot?

O Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira terá mais de 350 empresas instaladas. O número chegará a esse porque haverá áreas de diversos tamanhos. A licitação já foi lançada. E o prefeito Vilmar Mariano assinou a isenção de impostos municipais para as empresas que se instalarem lá. Acreditamos que até o final de 2024 já teremos muitas indústrias instaladas.

Há um perfil definido para as indústrias que irão para o Dianot?

Já discutimos com o presidente da Codego, Francisco Júnior. A intenção é contemplar empresas que querem vir de fora e também aquelas que já estão em Aparecida e precisam de novas áreas para se expandirem. Temos empresas com até 400 funcionários empregados que estão aguardando áreas para se expandirem e gerar mais empregos e riquezas para o município.

Saiba também: Aparecida poderá ter a sua própria ‘Região da 44’

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.