domingo, 28 de abril de 2024
Vendas: comércio goiano tem a 6ª maior alta do País

Vendas: comércio goiano tem a 6ª maior alta do País

Pela primeira vez neste ano o comércio goiano sai do vermelho. Acumula agora resultado positivo de 0,1%, segundo o IBGE.

18 de setembro de 2023

Vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos se destacaram em julho no comércio goiano

As vendas do comércio goiano registraram aumento de 1,3% em julho, na comparação com o mês anterior. Trata-se do segundo mês consecutivo de alta (em junho cresceram 1,5%) e do sexto maior crescimento no País. Os dados divulgados nesta segunda-feira (18/9) são do IBGE.

Na comparação com julho de 2022, o volume de vendas no comércio goiano subiu discretamente (0,2%). Contudo, pela primeira vez no acumulado deste ano o setor saiu do indicador vermelho. Tem agora resultado positivo de 0,1% em 2023.

Na comparação com julho de 2022, o comércio varejista apresentou discreta alta de 0,2% em Goiás. Esse aumento geral no volume de vendas pode ser explicado pela alta nas vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,5%). Outros segmentos que se destacaram foram os de tecidos, vestuário e calçados (4,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%).

Em contrapartida, houve queda nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-17,6%) e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-17,4%). Os segmentos de combustíveis e lubrificantes (-9,9%) e de móveis e eletrodomésticos (-9%) também apresentaram quedas significativas.

O comércio varejista ampliado de Goiás, por sua vez, apresentou queda de 1,8% no mês. Principalmente, devido à redução nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças (-2,9%). Entretanto, houve aumento no volume de vendas de material de construção (1,7%) e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,7%).

Brasil

No país, o comércio varejista teve alta de 0,7% em julho, após variação de 0,1% em junho. O acumulado do ano, ante o mesmo período do ano anterior, registra alta de 1,5%. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas no comércio acumula expansão de 1,6%. A pesquisa também mostra que, em relação a julho de 2022, o mês de julho de 2023 teve alta de 2,4%, segunda consecutiva nessa comparação.

O comércio varejista apresentou resultados positivos em 14 das 27 unidades da Federação (UFs), com destaque para: Espírito Santo (3,3%), Paraíba (2,4%) e Rio Grande do Sul (2,1%). Entre as 11 UFs que tiveram retração, destaque para Acre (-2,1%), Alagoas (-1,6%) e Rio Grande do Sul (-1,3%).

No comércio varejista ampliado, houve quedas em 17 das 27 UF, com destaque para: Pará (- 6,7%), Tocantins (-4,8%) e Rondônia (-4,5%). Entre as altas, chama a atenção o resultado da Paraíba (4,9%), do Espírito Santo (4,0%) e do Rio Grande do Sul (3,9%).

Saiba também: Confira 7 dicas para vender bem na Black Friday

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.