domingo, 28 de abril de 2024
Juros: mercado prevê novo corte de 0,5 ponto

Juros: mercado prevê novo corte de 0,5 ponto

Na sétima reunião de 2023, que começa amanhã, a expectativa no mercado é que o Copom reduza a taxa para 12,25% ao ano.

30 de outubro de 2023

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) define nesta quarta-feira (1°/11) a taxa básica de juros, a Selic. Na sétima reunião de 2023, que começa amanhã, a expectativa no mercado financeiro é que o órgão reduza a taxa para 12,25% ao ano. Se confirmar, será o terceiro corte desde agosto, quando o BC interrompeu o ciclo de aperto monetário.

Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, algo esperado por economistas. Os membros do Copom já previam cortes de 0,5 ponto percentual nas reuniões do segundo semestre. Na ata do último encontro, em setembro, o órgão manteve a avaliação que esse é o ritmo adequado para manter a política monetária contracionista. Com juros que desestimulem a economia, necessário para controlar a inflação.

A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação é 3,25% para 2023. Com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. A inflação acumulada este ano atingiu 3,50%. Nos últimos 12 meses, o índice está em 5,19%, ficando acima dos 4,61% dos 12 meses imediatamente anteriores.

Política contracionista

As incertezas nos mercados e as expectativas de inflação acima da meta preocupam o BC. São fatores que impactam a decisão sobre a taxa básica de juros. De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas. Num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto do ano passado a agosto deste ano, a taxa esteve em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas. Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986.

Saiba mais: BC projeta lenta redução para os juros básicos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.