domingo, 28 de abril de 2024
Agro goiano consolida a sua internacionalização

Agro goiano consolida a sua internacionalização

O agronegócio responde por mais de 80% das exportações goianas, a maior participação desde 2012.

5 de novembro de 2023

Terceiro maior produtor de grãos e dono de um dos maiores rebanhos de bovinos do país, Goiás vem se consolidando como um pilar do agronegócio brasileiro também nas exportações. No ano passado, o setor goiano registrou um faturamento de US$ 11,7 bilhões com as vendas externas de produtos agropecuários. Este montante representou crescimento de 63,3% em relação ao faturamento do ano anterior. E colocou Goiás na sexta posição entre os principais estados exportadores de itens ligados ao setor primário.

Naquele mesmo período, o agronegócio goiano respondeu por 82,9% das exportações estaduais, marcando a sua maior participação desde o início da série histórica em 2012. O complexo soja liderou as exportações, com 65,9% do total. Seguido por carnes com 16,7%; cereais, farinhas e preparações (8,2%); complexo sucroalcooleiro (3,5%); e fibras e produtos têxteis (2%).

Na produção, o estado conquistou um lugar ainda mais alto. No ciclo 2021/2022, entregou 28,8 milhões de toneladas de grãos, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Paraná. Os destaques goianos foram soja, milho, sorgo, feijão, trigo, algodão, arroz, girassol e gergelim.

São dados coletados para a Radiografia do Agro, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A sua quarta edição traz informações consolidadas sobre o desempenho de 46 segmentos da agricultura, pecuária e silvicultura goianas. O levantamento mostra, por exemplo, que em 2022 o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Goiás foi o quinto maior do país, correspondendo a 9% do VBP nacional.

Internacionalização do agro goiano:

  • 1º lugar nas exportações de sorgo
  • 2º lugar nas exportações de girassol, soja, tomate e mandioca
  • 3º lugar nas exportações de algodão, milho e carne bovina
  • 4º lugar nas exportações de arroz, etanol e goiaba
  • 5º lugar nas exportações de cebola, feijão, trigo e carne de aves
  • 6º lugar nas exportações de café e açúcar
  • 7º lugar nas exportações de melancia, leite e carne suína

Saiba mais: Área ocupada pelo agro cresce 50% em 4 décadas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.