O Brasil é o 3º país que mais realiza pesquisa online sobre o termo Black Friday no mundo, atrás somente dos Estados Unidos e Alemanha.
A Black Friday teve início nos Estados Unidos, mas se tornou um fenômeno global, com participação da grande maioria dos países. Atualmente, o Brasil é o 3º país que mais realiza pesquisa online sobre o termo Black Friday no mundo, o que revela o forte interesse do público a esta data comemorativa. Fica atrás somente dos Estados Unidos e Alemanha, primeiro e segundo do ranking, respectivamente.
É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de cupom de desconto CupomValido.com.br com dados da Statista e SEM Rush sobre a Black Friday no Brasil e no mundo. No Brasil, a promoção será comemorada oficialmente nesta sexta-feira (24/11), apesar de diversas lojas já iniciarem as divulgações dos descontos e promoções antes desta data.
Na última edição da Black Friday no Brasil, foi gerado um valor recorde de mais de R$ 4,2 bilhões em vendas. O valor médio de cada pedido, foi de R$ 753 cada, aumento de 15% em relação à edição anterior.
Segundo o estudo, já existem mais de 114 milhões de brasileiros que compram frequentemente online. No último ano, realizaram um total de R$ 205 bilhões em compras. Isto mostra que a Black Friday é uma tendência que ainda possui um potencial significativo de crescimento nas próximas edições.
A categoria de Vestuário (roupas, tênis e acessórios), é a preferida dos brasileiros, com mais de 44% de interesse de compra. Em seguida ficam as categorias de Eletrodométicos e Eletrônicos, em segunda e terceira posição, respectivamente. Segundo a pesquisa, 71,9% dos brasileiros preferem realizar as compras online na Black Friday. Em contrapartida, 22% preferem realizar as compras nas lojas físicas. O cartão de crédito ainda é a principal forma de pagamento, com 67%. Em seguida fica o Dinheiro (nas lojas físicas), Cartão de Débito, Boleto e Carteira Digital, respectivamente.