segunda-feira, 29 de abril de 2024
Recuperação judicial cresce mais de 500% em Goiás

Recuperação judicial cresce mais de 500% em Goiás

Pedidos de recuperação judicial concedidos saltam de 13 para 70 neste ano em Goiás; de falências cresce 10 vezes. Entenda.

22 de novembro de 2023

O número de falências e recuperações judiciais em Goiás teve um aumento muito significativo de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Os pedidos de recuperação judicial concedidos pelo Judiciário, por exemplo, saltaram de 13 para 70 no período. Um aumento de 538%. As falências decretadas no período tiveram crescimento proporcional ainda maior: de 3 (em 2022) para 29 nos dez primeiros meses deste ano. Ou seja: quase dez vezes maior. Os dados são da Serasa Experian.

Hanna Mtanios, advogado especialista em recuperação judicial, diz que já esperava o aumento do número de empresas em crise depois da pandemia. “Isso, naturalmente, aumentaria o número de falências e de empresas que estão buscando a recuperação judicial como forma de soerguer e superar a crise, o que tem acontecido de fato”, pondera.

Ao analisar os números a pedido do EMPREENDER EM GOIÁS, o advogado destaca que, durante a pandemia, muitos ficaram impedidos de trabalhar. “Foi uma doença grave, milhares de pessoas de pessoas faleceram, isso iria mesmo trazer uma crise. Agora essa conta da doença chegou”, enfatiza Hanna.

Nesse sentido, ele também cita a mudança na dinâmica da economia e do comércio, como outro fator responsável por esse cenário. “O mundo mudou a forma de vender. Algumas coisas aceleradas pela pandemia vão ficar, como vendas on-line e outras modalidades mais modernas”, compara.

Por outro lado, as lojas físicas devem diminuir, assim como a quantidade de empregados. “Aqueles que não se adequarem a essas novas modalidades de compra e venda realmente vão passar por dificuldades. Muita coisa será negociada agora por celular, computador, e uma empresa de logística vai deixar na casa. Mudando aquela modalidade antiga, de ir à loja e comprar”, avalia Hanna Mtanios.

Requerimento

O levantamento da Serasa Experian analisa pedidos de recuperação judicial deferida e concedida. Hanna Mtanios explica que o primeiro caso ocorre quando é deferido o processamento e o juiz determina o início do processo, suspende as ações contra a empresa devedora e ela tem prazo para apresentar plano de recuperação e seguir o rito processual previsto na Lei 11.101/2005.

Já a recuperação concedida acontece quando a empresa devedora passou por todo o rito, conseguiu aprovar o plano de recuperação judicial junto aos credores e homologado pelo Poder Judiciário. “Deferimento é fase inicial do processo e a concessão é quase a fase final, quando o juiz concede a recuperação”, observa.

Veja os números de Goiás:

Números 2022 2023
Falência requerida 3 19
Falência decretada 3 29
RJ deferida 30 68
RJ concluída 13 70

Fonte: Serasa Experian

Saiba mais: Recuperação judicial da Goianita é aprovado

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.