domingo, 28 de abril de 2024
Natal em Goiânia: comércio prevê 600 mil consumidores

Natal em Goiânia: comércio prevê 600 mil consumidores

Roupas e calçados lideram a preferência dos consumidores da capital nas compras de Natal, segundo pesquisa da CDL Goiânia.

11 de dezembro de 2023

Quase 600 mil pessoas devem ir às compras neste Natal em Goiânia, segundo sondagem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O levantamento também mostrou que neste ano cada consumidor deve adquirir quatro produtos, com ticket médio de R$ 150 por item.

Já os que não irão fazer compras (28%) apontaram a falta de condições financeiras para presentear como principal motivo.

Na preferência dos produtos, as roupas lideram o ranking, com 37,3%. Na sequência estão os calçados (16,3%) e brinquedos (16%). Outros itens mencionados foram os eletroeletrônicos, perfumes e cosméticos, joias, livros e serviços.

Entre os locais mais citados pelos entrevistados para as compras presenciais, 41% optarão pelas lojas de rua, 33% irão aos shoppings e 14% mencionaram as feiras. Na hora do pagamento, a opção à vista aparece em primeiro lugar (73%), seguido por pagamento parcelado (27%). Como diferencial para a decisão de compra, os entrevistados apontaram preços e promoções (52%), seguido por qualidade (22%).

Pesquisa de preços

Dentre todos os consumidores que pretendem comprar no Natal 2023, a maioria (88%) pretende realizar pesquisa de preços. Na divisão por gênero, as mulheres serão as que mais farão análise comparativa dos valores antes das compras (92%). Já com os homens, esse percentual fica em 84%.

Comparado ao ano anterior, a maioria (36%) informou que investirá o mesmo valor em 2023. Para 17% o investimento será maior que no ano passado. Já para 11%, o valor a ser desembolsado será menor.

Sobre a data da compra, 32% irão em busca dos produtos entre os dias 17 e 20 de dezembro, enquanto 30% pretendem comprar antes do dia 17 de dezembro. Para 24% dos ouvidos no levantamento, as compras serão realizadas na véspera ou no próprio dia da celebração de Natal.

Saiba mais: Comércio goiano investe para vender mais no Natal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.