domingo, 28 de abril de 2024
Yellot e Athena se unem para expansão no Centro-Oeste

Yellot e Athena se unem para expansão no Centro-Oeste

Objetivo é facilitar o acesso de pequenas e médias empresas ao mercado livre de energia elétrica.

22 de dezembro de 2023

A empresa goiana Yellot firmou parceria através de uma joint venture com a comercializadora pernambucana Athena Energia. Ela atua no segmento de energia limpa na região Centro-Oeste.

“O objetivo da parceria é garantir liberdade de escolha para um maior número de consumidores que desejam previsibilidade em suas contas de energia. Não estando sujeitos às oscilações de preços, reajustes do mercado cativo e mudanças das bandeiras tarifárias”, ressalta o CEO da Yellot, Pedro Bouhid.

A partir de janeiro todos os consumidores ligados em alta e média tensão, como indústrias e comércios, estarão aptos a migrar para o Mercado Livre de Energia (MLE). Ou seja, poderão buscar sua energia diretamente de geradores e comercializadores, negociando livremente preço, volume, prazo e flexibilidade. Remunerando a distribuidora apenas pelos custos de transmissão e distribuição.

Escolha

Especialistas comparam a possibilidade de o cliente escolher o fornecedor de energia elétrica ao setor de telecomunicações, no qual os consumidores podem optar pela operadora de telefonia. Até o momento, apenas empresas com demanda contratada acima de 500 kW podem migrar para o MLE. A partir do ano que vem não há mais limite de carga.

O processo é simples e todo intermediado pela comercializadora. Desde que seja do Grupo A, ligada em média ou alta tensão, a empresa poderá comprar de qualquer região do Brasil. Um estabelecimento no Mato Grosso do Sul poderá comprar energia de uma comercializadora em São Paulo, que venderá energia elétrica gerada em usina solar em Goiás, por exemplo.

Leia também: Chinesa amplia investimentos na rede de energia em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.