sábado, 27 de abril de 2024
Mercado de energia no Texas atrai empresários goianos

Mercado de energia no Texas atrai empresários goianos

A forte expansão no mercado de energia elétrica do Texas (EUA) tem atraído potenciais investidores brasileiros, inclusive goianos.

19 de fevereiro de 2024

Missão nos EUA: Gustavo Solon (Visol Energy), Heribaldo Egídio (H Egidio Group), Fábio Almeida (Alianzo/Sunflower) e Célio Eustáquio de Moura (Sindienergia)

A forte expansão no mercado de energia elétrica do Texas (EUA) tem atraído potenciais investidores brasileiros, inclusive goianos. Um grupo de empresários está nesta semana no estado norte-americano mapeando oportunidades de negócios em energia sustentável. Entre eles, estão o CEO da Visol Energy Inc, Gustavo Solon, CEO do H.Egidio Group, Heribaldo Egídio; Fábio Almeida, sócio da Alianzo (Brasil) e da Sunflower Texas; e Célio Eustáquio de Moura, presidente do Sindienergia.

Os empresários destacam a legislação tributária e a segurança jurídica proporcionadas pelo governo do Texas, aliado à forte demanda dos Estados Unidos por energia elétrica, como principais pontos positivos para investidores em fontes renováveis, que nos últimos dez anos têm impulsionado a economia do estado americano.

Mercado livre

O Texas é líder na produção de energia eólica e o sexto em energia solar nos EUA. Nos últimos anos, o governo local tem promovido mudanças significativas na legislação estadual. Atualmente, o mercado é totalmente liberado. Com isto, gerou maior concorrência, atraiu grande volume de investimentos, inclusive em avanços tecnológicos. Além da redução de preços aos consumidores texanos, que podem livremente escolher o melhor fornecedor de energia para a sua necessidade.

Essa ação permitiu aos consumidores residenciais e pequenos comércios do Texas poderem trocar de fornecedor de energia, bem como aos agentes de mercado a oportunidade negociarem uma série de produtos. Segundo levantamento da Thymos, cerca de 9% dos texanos realizam todos os anos a troca de fornecedor de energia elétrica no estado norte-americano.

Leia também: Empresas ganham nova opção para comprar energia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.