segunda-feira, 29 de abril de 2024
Confira o plano de 100 dias da Equatorial para Goiás

Confira o plano de 100 dias da Equatorial para Goiás

A Equatorial anunciou plano de 100 dias para investimentos na distribuição de energia e atendimento aos consumidores em Goiás.

4 de janeiro de 2023

Augusto Miranda (CEO) e Lener Jayme (presidente em Goiás): promessas da Equatorial Energia

O grupo Equatorial Energia anunciou nesta terça-feira (3/1) o plano de 100 dias para a área de concessão em Goiás. A empresa assumiu na semana passada a gestão da distribuição da energia elétrica no Estado, ao ter concluído a aquisição da Enel Goiás (antiga Celg D). Promete investimentos na melhoria de distribuição de energia e atendimento à demanda reprimida, com novas linhas de distribuição e subestações.

Entretanto, a empresa não informou valores dos investimentos nem prazos para a realização dos mesmos. É que, em acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Equatorial terá três anos sem correr nenhum risco de caducidade do contrato. Portanto, a fiscalização sobre as metas e a qualidade do serviço da nova concessionária em Goiás terá apenas caráter orientativo.

A Equatorial Energia é o terceiro maior grupo privado na gestão da distribuição de energia elétrica no País em número de clientes. Atua em seis concessionárias no Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá, atendendo cerca de 10 milhões de clientes. Com a aquisição em Goiás, adicionou mais de 3 milhões de clientes e se faz presente em 31% do território nacional.

Experiência

A empresa garante que tem histórico positivo e é reconhecida pela Aneel na recuperação e avanço de desempenho de companhias estaduais privatizadas. “Temos experiências muito bem-sucedidas na aquisição e melhoria de companhias. Trabalhamos com cultura da busca por resultados, e nossos investimentos em Goiás vão garantir maior qualidade da operação, do atendimento e na geração de empregos e renda”, afirmou o CEO do grupo, Augusto Miranda.

Presidente da Equatorial em Goiás, o engenheiro goianiense Lener Jayme, ressaltou que as ações e investimentos já estão projetadas. “Vamos investir para garantir que todas as obras em curso sejam concluídas, além de iniciar outras intervenções importantes. Vão contribuir para melhoria significativa dos índices de qualidade de entrega de energia à população de Goiás”, disse.

Lener Jayme pontuou que a Equatorial detectou que 44% das unidades transformadoras em Goiás estão com sobrecarga, o que dificulta a conexão de novos clientes. “Precisamos eliminar essa sobrecarga, quer seja por meio da construção de novas subestações ou criação de novos pontos de suprimento de energia”, frisou.

Primeiras ações

Dentre as primeiras ações está a disponibilização de canais digitais que prometem agilizar o atendimento às demandas dos consumidores. Assim, promete reduzir o tempo e frequência de interrupção do fornecimento de energia. A empresa apresentou um Centro de Operação Integrado (COI), que coordena ocorrências sobre fornecimento. O consumidor terá à disposição canal direto de WhatsApp, agências e aplicativo, além de site e call center.

O plano de 100 dias projeta 3 novas subestações, 3 novas linhas de subtransmissão (46,7 quilômetros), 9,6 mil novas ligações de baixa e média tensão e 98,5 mil, de baixa tensão. Dentre as principais obras, estão a construção de subestações Riviera e Aparecida; Barro Alto–Goianésia; Anhanguera–Real, e ampliação das subestações Goianésia, Anápolis Universitário, Atlântico, Bom Jardim, Araçu, Jundiaí e Goianira. Destacam-se também o projeto JK-Jataí (Jataí, Rio Verde, Chapadão do Céu, Montividiu) e a linha de distribuição Pireneus-Daia.

O Projeto Riviera que prevê linha de distribuição e nova subestação para atender Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. E o Projeto Aparecida, que atenderá a capital e Aparecida, segunda cidade mais populosa de Goiás.

Leia também: Confira as prioridades da Equatorial para Goiás

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

2 thoughts on “Confira o plano de 100 dias da Equatorial para Goiás”