segunda-feira, 29 de abril de 2024
Como reduzir a inadimplência de clientes

Como reduzir a inadimplência de clientes

O lojista que trabalha com vendas a prazo ou parceladas deve recorrer aos diversos métodos para a inadimplência alta não afetar seu negócio.

15 de março de 2023

Muitas empresas, para aumentarem as vendas, ampliaram a concessão de crédito e parcelamentos aos clientes. Mas, com a queda no poder aquisitivo da população e aumento da inflação e dos juros, a taxa de inadimplência cresceu significativamente. Qual é o primeiro erro? É a maneira como a maioria das empresas lê o relatório de inadimplência. Aliás, muitas sequer têm esse dado. E essa avaliação é um ponto muito imprescindível.

Por exemplo: uma loja tem índice de inadimplência alcançando nos 20%, mas não quer sacrificar as vendas. Com base nisso, o lojista acaba ficando desesperado, porque começa a perceber que o motor de crédito “não está funcionando”.

É importante avaliar o índice de inadimplência pela data da venda. Assim, é possível identificar que as vendas feitas após a implementação do crédito e os resultados. Além de olhar mês a mês, é possível identificar o que ocorre após a mudança da política de crédito e o que exatamente essa mudança causou nos índices de inadimplência.

O lojista que tem como prática trabalhar com vendas a prazo ou parcelamento, deve recorrer aos diversos métodos disponíveis para que não ocorra um índice de inadimplência alto em seu estabelecimento. Realize também análises financeiras periódicas, a fim de prever algo que não esteja saindo conforme o planejado.

Com base nisso, é possível fazer a sua empresa alcançar um índice de inadimplência na casa dos 5%, que é o que todo empreendedor mais deseja.

Cinco formas de controlar a inadimplência:

Coloque em prática a cobrança instantânea

Inicie a cobrança, por telefone, entre três e dez dias do atraso do pagamento. Além disso, é essencial entrar em contato com o cliente inadimplente antes de completar 30 dias do título vencido. De acordo com o Serasa, a chance de receber a dívida é de 60% nos primeiros 30 dias, e cai ao longo do tempo.

Na hora de cobrar, seja amigável e flexível

A abordagem é um fator essencial na hora de efetuar a cobrança. Lembre-se de tratar o cliente inadimplente da mesma forma que os demais. É certo que você precisa cobrar, mas isso precisa ser feito de forma cordial e amigável, não de maneira agressiva ou ríspida. Lembre-se que, segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Ofereça vantagens para clientes que pagam em dia

Essa dica é essencial para evitar casos de inadimplência. Dessa forma, você incentiva o seu cliente a ser um bom pagador. Você pode oferecer um brinde, cupons de desconto ou bônus para as próximas compras. Com esses “agrados”, o cliente sempre se esforçará mais para pagar o que deve nas datas combinadas.

Mantenha o cadastro dos clientes atualizados

Manter o cadastro de clientes sempre atualizado é necessário para saber como efetuar a cobrança, quando ocorrer. Além das informações de contato, a ficha do seu cliente deve demonstrar o perfil de compras e o comportamento de pagamento, informações fundamentais para auxiliar na concessão de crédito e nos tipos de acordo que podem ser oferecidos ainda na cobrança.

Crie um sistema de cobranças aberto a negociações

Assim como as vendas, as cobranças precisam de um sistema e de estratégias. Por isso, crie uma rotina de cobrança. Se possível, designe uma pessoa e horários para fazer os contatos. Também é essencial negociar com o cliente, mostrar disposição para facilitar o pagamento e deixar claro a vontade de mantê-lo como consumidor.

Faça análise de crédito

Solicitar referências pessoais, comerciais ou bancárias, é o mínimo que sua empresa deve levar em consideração no momento de avaliar o risco da venda para determinado consumidor. O SPC BRASIL por exemplo, auxilia os lojistas na concessão de crédito, por meio de soluções a consumidores e empresários com o objetivo de facilitar a realização de negócios.

Aplique penalidades

Infelizmente, alguns clientes só irão dar prioridade para o pagamento de sua loja, se existirem penalidades aplicadas ao parcelamento em atraso, tais como a cobrança de multas e juros. Lembre-se que a decisão por cobrança das dívidas de forma extrajudicial ou judicial, deve ser analisada e levada em consideração dependendo do nível de atraso do pagamento. Atenção neste ponto.

Fidelize pela recorrência

Uma das melhores maneiras de permanecer com o seu caixa equilibrado, é saber manter os clientes recorrentes. Para isso, é fundamental que quem esteja à frente de uma empresa, desenvolva estratégias para os clientes que já são “de casa”, angariando novos formatos de recebimentos, e retendo aqueles consumidores que já fizeram alguma compra na loja. Você sabia que modelo de vendas recorrentes traz para as empresas em média 40% da receita? Aposte nisso.

Invista em um bom sistema de gestão

Nada melhor que ter os dados financeiros de sua empresa organizados em um sistema de gestão eficaz, afinal o conhecimento da saúde financeira de um negócio, orienta o planejamento estratégico como um todo. A partir da implementação de um sistema de gestão, é possível gerenciar o seu fluxo de caixa, ter a conciliação bancária, cobranças, controle de crédito além de, gerenciar contas a pagar e receber em um único lugar. Além disto, com o controle financeiro ideal, que acompanha toda movimentação de títulos dos clientes, assim como o fluxo financeiro, sua loja certamente ganha em solidez e segurança em todos os processos.

Outras dicas valiosas

• Exigir a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência na compra à vista ou parcelada. Caso de cliente antigo, sempre atualizar os dados cadastrais.
• Consultar SPC, Serasa, entre outros.
• Trabalhar com cartões de crédito e de débito. As taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela garantia de recebimento dos valores.
• Contas bancárias recém-abertas apresentam alto índice de inadimplência. Por lei, o comerciante somente poderá recusar-se a receber pagamentos por meio de cheques ou fazer qualquer outra restrição se fixar cartaz visível, com as informações ao cliente.
• Para que os falsários de cheques falsos não tenham acesso a cadastros comerciais, o empresário pode manter os dados pessoais dos consumidores em cadastro próprio e não no verso do cheque.

Saiba mais: Inadimplência cresce e lojistas buscam negociação

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